Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Picos promoverá concurso público para todas as áreas ainda neste primeiro semestre

O anúncio foi feito pelo prefeito Kléber Eulálio (PMDB) durante a leitura anual da mensagem do Executivo ao Legislativo feita na última quinta-feira, 5 de fevereiro

Após celebrar acordo extrajudicial com a Procuradoria do Trabalho a Prefeitura de Picos decidiu realizar concurso público para todas as áreas. O anúncio do certame foi feito na última quinta-feira, 5 de fevereiro, pelo prefeito Kléber Eulálio (PMDB), durante a leitura da mensagem anual do Executivo ao Legislativo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito Kléber garante realização de concurso público em todos os níveis(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito Kléber garante realização de concurso público em todos os níveis
“Nós já estamos fazendo o levantamento das necessidades de cada uma das secretarias municipais. É um processo longo, pois temos que licitar para definir quem vai realizar o concurso. Tanto pode ser uma instituição pública, como uma privada e, depois o certamente propriamente dito” – explicou o prefeito Kléber Eulálio.

Sobre o assunto o secretário municipal de Governo, Tiago Saunders Martins, disse que a administração municipal elaborou um plano de ação para resolver de uma vez essa questão da existência de servidores contratados sem concurso público.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Governo fala do andamento do processo de realização do concurso público(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Governo fala do andamento do processo de realização do concurso público
Segundo ele, o que concorria para que esse certame não tivesse sido lançado, é a existência de vagas em aberto de um concurso público realizado pelo ex-prefeito Gil Paraibano. “Nele existem classificados em vagas nas quais a Prefeitura não precisa e vagas que a gente precisa não existem aprovados” – argumenta Tiago Saunders.

O secretário informa que no próximo dia 9 de fevereiro vence o concurso anterior. São 17 pessoas que têm direito a ingressar no serviço público por terem sido aprovadas e todos elas serão convocadas, segundo garantiu o prefeito Kléber Eulálio.

Findado isso, a administração vai lançar um concurso para os cargos que efetivamente estão em aberto. E, de acordo com Tiago Saunders, essa necessidade parte do secretário que administra a respectiva pasta.

“A Procuradora do Município é quem está encarregada disso e ela já oficiou a cada um dos secretários para que, dentro de um prazo de quinze dias a contar da semana passada, quantifiquem a administração da necessidade de servidores e cada classificação” – informa Tiago Saunders.

Ele enfatiza que pelo plano de ação traçado pela atual gestão, os contratados deixarão de existir ou existirão em número reduzido. Apenas em casos especiais, para substituir um efetivo que ganhe licença prêmio ou algo parecido. “Vamos efetivar o maior número de pessoas possível, qualificá-las e melhorar o serviço público” – prometeu o secretário de Governo.

Pelo acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho em fevereiro de 2016 o certame seria encerrado com a contratação dos aprovados. “Internamente, nós trabalharmos para que ainda em 2015 a gente conclua esse processo” – adiante Tiago Saunders.

A expectativa da administração é de que o edital seja lançado no primeiro semestre deste ano. Realização das provas no início do segundo semestre e depois as etapas seguintes até a conclusão do resultado final ainda em 2015 se tudo ocorrer dentro do planejado. Todas as secretarias municipais estão incluídas no projeto, inclusive Educação e Saúde.
Imagem: José Maria Barros/GP1 Procuradora do Município coordena primeria etapa do processo de realização do concurso(Imagem:José Maria Barros/GP1) Procuradora do Município coordena primeria etapa do processo de realização do concurso

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.