A diretora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal, reuniu-se na manhã desta terça-feira (24), com o consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Claudio Duarte, coordenadores médicos do HGV e a coordenadora da Central de Regulação do Estado, Luciane Formiga. O encontro teve por objetivo discutir os últimos detalhes da regulação de pacientes para o HGV. Segundo a coordenadora da Central, 90% da demanda da Central de Regulação é para o HGV.
Luciane Formiga explica que o HGV por ser um hospital de retaguarda e referência para alta complexidade, a maioria dos pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de outras unidades é transferida para lá, pois conta com as condições necessárias para atender os casos mais graves.
Para o consultor do CONASS, Cláudio Duarte, tanto a Central de Regulação do Estado como o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGV realizarão o gerenciamento de leitos para melhorar o atendimento de urgência e emergência no Estado. “Cabe ao NIR relacionar as vagas existentes no hospital, agilizando o atendimento e a realização de procedimentos. Muitas vezes, o paciente não tem alta porque precisa ainda de um exame, de transporte para ir para seu município e, assim, acaba ocupando o leito desnecessariamente”, explica.
Cláudio Duarte acrescenta que a equipe do NIR irá otimizar tanto o atendimento do paciente quanto a rotatividade do leito, “É o que chamamos de gerenciamento do leito”, diz. Para ele, no Estado de Pernambuco, onde já funciona a regulação, houve uma melhoria significativa na rede de urgência e emergência. “Os pacientes regulados adequadamente não precisam ficar aguardando , superlotando o serviço”, enfatiza.
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Luciane Formiga explica que o HGV por ser um hospital de retaguarda e referência para alta complexidade, a maioria dos pacientes do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de outras unidades é transferida para lá, pois conta com as condições necessárias para atender os casos mais graves.
Para o consultor do CONASS, Cláudio Duarte, tanto a Central de Regulação do Estado como o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGV realizarão o gerenciamento de leitos para melhorar o atendimento de urgência e emergência no Estado. “Cabe ao NIR relacionar as vagas existentes no hospital, agilizando o atendimento e a realização de procedimentos. Muitas vezes, o paciente não tem alta porque precisa ainda de um exame, de transporte para ir para seu município e, assim, acaba ocupando o leito desnecessariamente”, explica.
Cláudio Duarte acrescenta que a equipe do NIR irá otimizar tanto o atendimento do paciente quanto a rotatividade do leito, “É o que chamamos de gerenciamento do leito”, diz. Para ele, no Estado de Pernambuco, onde já funciona a regulação, houve uma melhoria significativa na rede de urgência e emergência. “Os pacientes regulados adequadamente não precisam ficar aguardando , superlotando o serviço”, enfatiza.
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