Implantar Unidades de Transferência de Tecnologia - UTTs nas Escolas Agrotécnicas e Família Agrícola, proporcionando alternativas para inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida é o objetivo do projeto. O Projeto "Produtores do Futuro" promove a capacitação e o treinamento dos jovens rurais por meio de cursos profissionalizantes, palestras educativas e informativas, dias de campo, oportunizando a qualificação e a preparação para atuar no mundo do trabalho.
"O trabalho tem a finalidade de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação dos jovens matriculados em Escolas Agrotécnicas Estaduais e Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, como também jovens do entorno", disse a técnica da Seduc Hérida Fernandes, que acompanha o grupo.
Durante toda a semana os estudantes produziram doces de macaxeira e pizzas de batata doce com produto plantado e colhido por eles. O trabalho está sendo exposto para consumo e venda desde ontem, durante o Festival de Inverno de Pedro II, que acontece na Praça Bonelle em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 10 estudantes da Escola Família Agrícola Santa Ângela estão envolvidos no projeto. A renda do que for vendido é revestida para os alunos.
"Nós somos produtores do futuro, queremos disseminar e multiplicar os produtos em nossas comunidades, eles são resistentes a pragas, ricas em vitaminas, é melhor para o consumo. Assim vamos ter um produto que beneficia a todos. É muito rico pra nós e os demais cursos", afirma Drieli Vanessa da Silva, aluna do curso de agropecuária.
Os cursos oferecidos são de acordo com as demandas, as características do mercado local e regional e, principalmente, com os anseios dos jovens, respeitando sua cultura e sua tradição, visando contribuir no fortalecimento e estruturação dos sistemas produtivos existentes na região.
De acordo com a estudante Leonilde Maria do curso de agroindústria a aceitação da comunidade é bastante positiva. "Já vendemos muito e o lucro está muito bom".
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
Primeira Etapa - A escola recebe o material de propagação para montar a Unidade de Multiplicação - U.M., área de 10x10 ou 10x20 metros onde serão preparados canteiros com o objetivo de multiplicar culturas biofortificadas para outras unidades.
Segunda etapa - O material multiplicado na U.M. é usado para plantio da UTT. Recomendase que a UTT tenha área de no mínimo 1.000 m2 Nesta etapa, os alunos participarão desde o preparo de solo, plantio, tratos culturais. No período da colheita deve ser realizado um "Dia de Campo" sobre o produto. Devem estar previstos nesse dia a realização de cursos sobre processamento de produto, sobrecomercialização via CONAB e Alimentação Escolar de doações para instituições carentes.
Terceira Etapa - Os alunos são divididos em grupos e cada grupo será responsável por implantar Unidades de Validação (UV) nas respectivas comunidades de origem, como atividade de estágio. O estágio deve ser supervisionado por professores, técnicos da SEDUC-PI, técnicos da EMATER e técnicos designado pelas prefeituras ou outro profissional qualificado para acompanhar as atividades. Ao final do ciclo produtivo os alunos promoverão um Dia de Campo na comunidade, os participantes estarão conhecendo a área plantada e participarão da colheita e preparo dos KITS de material de propagação. Serão ministrados cursos de processamento do produto.
São parceiros do projeto: BNB, EMBRAPA, SEDUC, AEFAPI, SDR, EMATER, CODEVASF, CONAB, SEBRAE, CAT, MDA, SENAR, BIOFORT, HARVESPLUS.
O Festival
A 10ª edição do Festival de Inverno na cidade de Pedro II, que fica a 195 quilômetros de Teresina, teve início na última quinta 30/05, com Bernard Fines & Julio Bittencourt Trio, tendo Taryn Spilman e banda como atração principal da noite e no palco regional: Opala na cabeça, Alcaçuz e Radiofônicos.
Neste domingo (2), último dia, quem fecha o festival são as Bandas Boathus e Amarelo Cajuína.
Todos os shows são gratuitos e realizados em praça pública. A organização espera que mais de 15 mil pessoas participem do evento.
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"O trabalho tem a finalidade de fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e a capacitação dos jovens matriculados em Escolas Agrotécnicas Estaduais e Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, como também jovens do entorno", disse a técnica da Seduc Hérida Fernandes, que acompanha o grupo.
Durante toda a semana os estudantes produziram doces de macaxeira e pizzas de batata doce com produto plantado e colhido por eles. O trabalho está sendo exposto para consumo e venda desde ontem, durante o Festival de Inverno de Pedro II, que acontece na Praça Bonelle em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Cerca de 10 estudantes da Escola Família Agrícola Santa Ângela estão envolvidos no projeto. A renda do que for vendido é revestida para os alunos.
"Nós somos produtores do futuro, queremos disseminar e multiplicar os produtos em nossas comunidades, eles são resistentes a pragas, ricas em vitaminas, é melhor para o consumo. Assim vamos ter um produto que beneficia a todos. É muito rico pra nós e os demais cursos", afirma Drieli Vanessa da Silva, aluna do curso de agropecuária.
Os cursos oferecidos são de acordo com as demandas, as características do mercado local e regional e, principalmente, com os anseios dos jovens, respeitando sua cultura e sua tradição, visando contribuir no fortalecimento e estruturação dos sistemas produtivos existentes na região.
De acordo com a estudante Leonilde Maria do curso de agroindústria a aceitação da comunidade é bastante positiva. "Já vendemos muito e o lucro está muito bom".
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
Primeira Etapa - A escola recebe o material de propagação para montar a Unidade de Multiplicação - U.M., área de 10x10 ou 10x20 metros onde serão preparados canteiros com o objetivo de multiplicar culturas biofortificadas para outras unidades.
Segunda etapa - O material multiplicado na U.M. é usado para plantio da UTT. Recomendase que a UTT tenha área de no mínimo 1.000 m2 Nesta etapa, os alunos participarão desde o preparo de solo, plantio, tratos culturais. No período da colheita deve ser realizado um "Dia de Campo" sobre o produto. Devem estar previstos nesse dia a realização de cursos sobre processamento de produto, sobrecomercialização via CONAB e Alimentação Escolar de doações para instituições carentes.
Terceira Etapa - Os alunos são divididos em grupos e cada grupo será responsável por implantar Unidades de Validação (UV) nas respectivas comunidades de origem, como atividade de estágio. O estágio deve ser supervisionado por professores, técnicos da SEDUC-PI, técnicos da EMATER e técnicos designado pelas prefeituras ou outro profissional qualificado para acompanhar as atividades. Ao final do ciclo produtivo os alunos promoverão um Dia de Campo na comunidade, os participantes estarão conhecendo a área plantada e participarão da colheita e preparo dos KITS de material de propagação. Serão ministrados cursos de processamento do produto.
São parceiros do projeto: BNB, EMBRAPA, SEDUC, AEFAPI, SDR, EMATER, CODEVASF, CONAB, SEBRAE, CAT, MDA, SENAR, BIOFORT, HARVESPLUS.
O Festival
A 10ª edição do Festival de Inverno na cidade de Pedro II, que fica a 195 quilômetros de Teresina, teve início na última quinta 30/05, com Bernard Fines & Julio Bittencourt Trio, tendo Taryn Spilman e banda como atração principal da noite e no palco regional: Opala na cabeça, Alcaçuz e Radiofônicos.
Neste domingo (2), último dia, quem fecha o festival são as Bandas Boathus e Amarelo Cajuína.
Todos os shows são gratuitos e realizados em praça pública. A organização espera que mais de 15 mil pessoas participem do evento.
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