Fechar
GP1

Piauí

Autoridades participam do lançamento de programa que irá dessalinizar água nos municípios do Piauí

Cerca de 20 municípios, considerados os que se encontram em situação mais crítica, serão beneficiados inicialmente com o programa.

O governador Wilson Martins lançou na manhã desta sexta-feira (8) o programa Água Doce, que é uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que promete levar água mais potável aos municípios do Piauí. Cerca de 20 municípios, considerados os que se encontram em situação mais crítica, serão beneficiados inicialmente com o programa.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Solenidade com várias autoridades(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Solenidade com várias autoridades
Várias autoridades participaram da solenidade, como o presidente da Agespisa, Antônio Filho, o secretário de governo Wilson Brandão, o deputado federal Júlio César, o presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, o secretário de fazenda Silvano Alencar, entre outros.

Muitos municípios piauienses sofrem com a salinização da água. Além de muita salgada, essa água vem com componentes prejudiciais a saúde para quem consumi-la. O programa “Água Doce” irá instalar cisternas de dessalinização da água, que irá tratar e deixar a água pronta para o consumo da população. No Brasil, 10 estados já participam do programa.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Municípios beneficiados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Municípios beneficiados

No Piauí serão investidos R$ 11 milhões do governo federal e R$ 2 milhões do governo estadual. “Quando trabalhei como médico, vi muito os problemas causados por essa salinização da água. Na minha região, cidades como Betânia, por exemplo, eu atendi várias pessoas que sofriam com problemas de cálculo renal. Então eu conheço essa realidade. Municípios como Acauã, nós já testamos três modelos de dessalinização, mas eles não deram certo e funcionaram por pouco tempo. Agora estamos torcendo para que programa dê certo e vejo isso como muito entusiasmo, já que funciona em vários estados”, disse o governador.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wilson Martins

No dia 4 de novembro o governador assinou o decreto que instalou o Núcleo de gestão do programa Água Doce no Piauí, que será coordenado pelo Emater. “Esse projeto vai trazer água de qualidade, principalmente para os municípios daquela região de Picos, onde a situação é mais crítica. O projeto tem também a produção de peixes, nesse caso a Tilápia e a plantação de plantas que diminuem essa salinização”, disse o coordenador nacional o programa no Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Renato Saraiva(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Renato Saraiva
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Projeto terá também criação de peixes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Projeto terá também criação de peixes
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Sistema de dessalinização(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Sistema de dessalinização
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wilson Martins recebe projeto(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wilson Martins recebe projeto
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Solenidade(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Solenidade
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Arinaldo Leal(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Arinaldo Leal afirma que o município de Vila Nova do Piauí, em que é prefeito, já possui o programa de dessalinização da água

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.