Fechar
GP1

Piauí

Sebrae realiza curso de Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados em Teresina

Treinamento acontecerá entre os dias 08 e 10 de novembro na sede do Sebrae na capital.

Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados. Esse é o tema do treinamento que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará em Teresina, entre os dias 08 e 10 de novembro.

O curso, com carga horária de vinte horas, terá aulas práticas e teóricas, quando serão abordados os seguintes temas: condições necessárias para a prática da piscicultura, preparo dos viveiros, qualidade da água, temperatura, nutrição e alimentação dos peixes, fases do cultivo, despesca e produtividade, tipos de piscicultura e custos de produção.

“Queremos repassar aos produtores e empreendedores interessados em iniciar na atividade mais informações sobre como investir e ter sucesso na piscicultura. A ideia é mostrar técnicas de manejo atuais, salientando a importância de aspectos como a temperatura correta da água e medidas de preservação ambiental para a sustentabilidade do projeto. Será um momento de troca de conhecimentos e experiências”, afirma o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro Junior.

Segundo Junior, a piscicultura é uma atividade bastante promissora no Estado, uma vez que a produção ainda é insuficiente para atender a demanda local. “O Piauí produz sete mil toneladas de pescado ao ano, mas boa parte do pescado consumido na região vem do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Pará. Isso mostra que os investimentos no setor devem gerar bons resultados, basta que se tenha uma estratégia ou planejamento básico que norteie esse trabalho”, acrescenta.

Além da produção não corresponder à demanda, o Piauí tem outra vantagem que torna a atividade ainda mais promissora. O Estado tem um imenso potencial hídrico, que deve ser aproveitado de maneira responsável, gerando postos de trabalho e renda para a população.

Segundo boletim do Ministério da Pesca e Aqüicultura, em 2011 a criação de peixes em cativeiro gerou uma produção de 628,7 mil toneladas, o que representou um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. O documento revela ainda que entre os anos de 2010 e 2012 o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar aumentou 23,7% no Brasil, o que mostra que a piscicultura é uma atividade em expansão.

Maiores informações e inscrições para o curso de Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados na Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou pelo telefone (86) 3216-1388.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.