Fechar
GP1

Piauí

Juiz suspende audiência e marca para 4 de fevereiro conclusão dos depoimentos

Sem condições estruturais para continuar a audiência juiz suspende os trabalhos e marca para 4 de fevereiro os depoimentos restantes

Alegando falta de condições de trabalho como inexistência de verba para alimentação dos servidores e dos policiais que faziam a segurança, o juiz substituto da 5ª Vara da Comarca de Picos, Geneci Benevides Ribeiro, suspendeu as 19h a audiência de instrução dos acusados de assassinarem o vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico (PP).

Imagem: José Maria Barros/GP1Audiência demorou nove horas antes de ser adiada.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Audiência demorou nove horas antes de ser adiada.

A conclusão da audiência foi marcada para o próximo dia 4 de fevereiro, a partir das 9h da manhã, no auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros. Na ocasião, serão ouvidas quatro testemunhas arroladas pela defesa, além dos depoimentos dos dois acusados pelo crime. Josimar Lima Nunes, o Mazinho, e seu pai, José Gonçalves Nunes, o Zé Neto.

Imagem: José Maria Barros/GP1Familiares de Titico pedem condenação dos acusados.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Familiares de Titico pedem condenação dos acusados.

O vereador Titico Barbosa foi morto a tiros de revólver e de espingarda 12, além de facadas, por volta das 18h do dia 14 de outubro do ano passado, na localidade Angical dos Domingos, zona rural de Picos. Os dois acusados foram presos uma semana depois e continuam recolhidos à Penitenciária Regional “José de Deus Barros”.

Imagem: José Maria Barros/GP1Familiares do vereador Titico permaneceram até o fim.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Familiares do vereador Titico permaneceram até o fim.

A audiência desta sexta-feira, 18 de janeiro, estava prevista para as 9h da manhã, mas apenas às 10h é que a primeira testemunha, o motorista Francisco Pio da Silva Costa, o Chiquinho, foi ouvida. Em seguida, falou Vanessa Pio da Silva Rufino. Segundo os autos do processo, os dois também são vítimas. Chiquinho levou duas facadas e um tiro de raspão no pé e Vanessa sofreu cortes de garrafa.

Imagem: José Maria Barros/GP1Familiares dos acusados.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Familiares dos acusados.

Adiamento

O adiamento da audiência se deu em razão da deficiência das condições de trabalho. “Estamos chegando a esse horário (sete da noite) e não tem sequer, verba para alimentação e ainda faltavam ouvir as testemunhas de defesa e os depoimentos dos acusados” – explicou o juiz Geneci Benevides.

Imagem: José Maria Barros/GP1Juiz anuncia adiamento da audiência.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Juiz anuncia adiamento da audiência.

Segundo ele, isso fez com que não tivesse mais condições de prosseguir com os trabalhos, já que não tinha como pagar alimentação dos funcionários, que também não recebem hora extra. Sem falar na alimentação dos policiais responsáveis pela segurança.

Imagem: José Maria Barros/GP1Juiz explica os motivos do adiamento da audiência.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Juiz explica os motivos do adiamento da audiência.

“Por outro lado, não tinha como parar e liberar as pessoas para irem em casa, porque tem a questão da incomunicabilidade das testemunhas. Essas são as condições de trabalho que nos dão. É uma gama de dificuldades que impede que a audiência seja feita da forma prevista em lei, a não ser aqueles casos de pouca repercussão e de poucas pessoas a serem ouvidas” – argumentou o juiz.

Imagem: José Maria Barros/GP1Juiz ouve depoimento de testemunha.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Juiz ouve depoimento de testemunha.

Se não houver algum imprevisto, o juiz Geneci Benevides acredita que no próximo dia 4 de fevereiro a audiência será concluída. Mas adverte que a pronúncia ou impronúncia não será feita em audiência devido a complexidade do caso.

Imagem: José Maria Barros/GP1Promotor interroga testemunha.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Promotor interroga testemunha.

“Entendo que tanto o Ministério Público, quanto a defesa deverão fazer alegações finais mais apuradas e, consequentemente, o juiz também vai proferir uma decisão mais apurada e que é difícil de ser feita em audiência, até por conta do tempo” – justificou o juiz Geneci Benevides.

Imagem: José Maria Barros/GP1Público acompanha atentamente a audiência de instrução.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Público acompanha atentamente a audiência de instrução.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.