Fechar
GP1

Piauí

Católicos lotam Igreja Catedral de Picos para acompanhar ordenação do Padre Carlos Danilo

Cerimônia religiosa foi presidida pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e contou com a presença de dom Augusto e mais 35 padres.

Imagem: José Maria Barros / GP1Carlos Danilo com os pais e irmã(Imagem:José Maria Barros / GP1)Carlos Danilo com os pais e irmã
Centenas de pessoas oriundas de várias cidades do estado, inclusive da capital Teresina, lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos na noite do último sábado, 2 de julho, para acompanhar a cerimônia de ordenação sacerdotal de Carlos Danilo de Araújo Santos, de 25 anos.
Imagem: José Maria Barros / GP1Católicos lotaram a Igreja Catedral(Imagem:José Maria Barros / GP1)Católicos lotaram a Igreja Catedral
A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Picos dom Plínio José Luz da Silva e contou com a presença do também bispo dom Augusto Alves da Costa e de 35 padres da Diocese de Picos e de outras dioceses piauienses, dentre os quais o ex-pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Francisco Bezerra Neto, que veio diretamente da Itália para participar do evento.
Imagem: José Maria Barros / GP1Dom Plínio durante a homilia(Imagem:José Maria Barros / GP1)Dom Plínio durante a homilia
Caravanas de várias cidades do estado vieram a Picos para participar da ordenação presbiteral do padre Carlos Danilo, que aconteceu pela imposição das mãos e oração consagratória de dom Plínio José Luz da Silva.
Imagem: José Maria Barros / GP1Durante a ladainha Carlos Danilo se prosta em sinal de humildade(Imagem:José Maria Barros / GP1)Durante a ladainha Carlos Danilo se prosta em sinal de humildade
Também presentes à Catedral de Picos os pais do novo padre, Luís Carlos da Silva Santos e Waltânia Pinheiro de Araújo Santos, os irmãos Areolino e Wanessa, avós, familiares, amigos e centenas de católicos que lotaram literalmente as dependências da Igreja Matriz. Em alguns momentos da cerimônia muitos se emocionaram e alguns chegaram a chorar.

Rito da ordenação
Imagem: José Maria Barros / GP1Familiares do novo padre presentes na celebração(Imagem:José Maria Barros / GP1)Familiares do novo padre presentes na celebração
O rito da celebração obedece a uma sequência e foi assim que aconteceu a ordenação presbiteral de Carlos Danilo, com a saudação ao povo feita por dom Plínio José Luz da Silva e depois a liturgia da palavra, na qual foram lidos textos relativos ao sacerdócio e à missão do padre na Igreja, no mundo e na história comentados pelo celebrante durante a homilia.
Imagem: José Maria Barros / GP1Imposição das mãos(Imagem:José Maria Barros / GP1)Imposição das mãos
Depois teve início o rito ordenacional, quando o até então diácono Carlos Danilo respondeu a alguns algumas perguntas sobre o propósito de ingressar na ordem dos presbíteros, além de prometer respeito e obediência ao bispo dom Plínio José Luz da Silva e a seus sucessores.
Imagem: José Maria barros / GP1Novo padre sauda a comunidade(Imagem:José Maria barros / GP1)Novo padre sauda a comunidade
Durante a ladainha o padre Carlos Danilo se prostrou com o rosto no chão num gesto que significa a pequenez e a condição frágil do homem perante Deus. A invocação dos Santos e Santas é para que roguem a Deus por Carlos Danilo, a fim de que cumpra com retidão e fidelidade o bom propósito que faz a Deus perante toda a comunidade.

A celebração durou mais de três horas e várias foram às manifestações de agradecimentos dirigidas ao novo padre, dentre as quais uma dos Amigos do Seminário e outra de uma caravana de 50 pessoas oriundas da capital Teresina, onde o ordenando realizou estágio pastoral ainda como seminarista.
Imagem: José Maria Barros / GP1Padre Carlos Danilo recebe cumprimentos de sua mãe Waltânia(Imagem:José Maria Barros / GP1)Padre Carlos Danilo recebe cumprimentos de sua mãe Waltânia
No final da celebração, padre Carlos Danilo fez um agradecimento especial a Deus, que o chamou a ordem de presbítero, aos seus instrutores, aos familiares, aos amigos de infância e a todos aqueles que o acolheram durante a sua caminhada. Depois recebeu os cumprimentos dos colegas e da comunidade e participou de coquetel de confraternização.
Imagem: José Maria Barros / GP1Padre Cerlos Danilo agadece a todos os que ajudaram em sua caminhada rumo ao secerdócio(Imagem:José Maria Barros / GP1)Padre Cerlos Danilo agadece a todos os que ajudaram em sua caminhada rumo ao secerdócio
A primeira missa do padre Carlos Danilo será celebrada às 19 horas deste domingo, 3 de julho, na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, e a expectativa é da presença de um expressivo número de pessoas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.