Fechar
GP1

Piauí

Comarca de Picos agenda 756 audiências para Semana Nacional da Conciliação

Com o slogan "Conciliando a gente se entende", a Semana Nacional de Conciliação será realizada no período de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Com o objetivo de resolver processos judiciais em andamento mediante acordo entre as partes, começa na próxima segunda-feira, 29 de novembro, em todo o país, e vai até 3 de dezembro, a 4ª edição da Semana Nacional de Conciliação. Segundo o coordenador do movimento em Picos, juiz do Juizado Especial Civil e Criminal Adelmar de Sousa Martins, na Comarca local foram agendadas 756 audiências.

“Nós, em contato com o juiz Geneci Benevides Ribeiro, entendemos por bem focar a 3ª Vara da Comarca de Picos, onde ele é titular, e dispensar uma especial atenção aos processos de natureza familiar, ou seja, processos envolvendo o direito da família. Desencadeamos esse trabalho e, em suma, foram separados 756 processos os quais estão com audiências agendadas para esta Semana da Conciliação”, informou o juiz Adelmar Martins.
Imagem: José Maria BarrosJuiz Adelmar de Sousa Martins - coordenador do movimento em Picos(Imagem:José Maria Barros)Juiz Adelmar de Sousa Martins - coordenador do movimento em Picos
Para esse trabalho na Comarca de Picos foram mobilizados os três juízes de direito, os promotores de justiça, defensores públicos e ainda designados pelo Tribunal de Justiça do Piauí os juízes leigos e os conciliadores do Juizado Especial Civil e Criminal, cujo titular é o coordenador local do movimento, Adelmar de Sousa Martins.

No Fórum de Picos durante a Semana Nacional de Conciliação vão ser instaladas nove salas com esse objetivo e, nelas serão realizadas em média 18 audiências por dia. “Então, o nosso objetivo é conciliar o maior número possível de processos para que a gente possa desafogar a 3ª Vara, que é aquela responsável pelos processos de julgamento dessas ações envolvendo direito de família”, explica o juiz Adelmar de Sousa Martins.

O coordenador local do movimento, juiz de direito Adelmar Martins, enfatiza ainda que, apesar de a estrutura da Comarca de Picos não ser satisfatória, não ser a ideal, estão esperançosos no sentido de se obter um êxito bem relevante na Semana de Conciliação que começará na próxima segunda-feira, 29 de novembro e se prolongará até 3 de dezembro.

O Conselho Nacional de Justiça destaca que este ano o movimento tem como slogan “Conciliando a gente se entende” e o principal foco é incentivar o cidadão a participar do evento, mostrando que conciliar economiza tempo, dinheiro e promove a paz social.

“A conciliação é a forma mais eficaz de pacificação social. Então, é preciso que as partes se conscientizem disso e deixem de lado a litigiosidade, venham prá cá com o espírito desarmado, porque, na realidade, a justiça pretende atuar como mediadora e conciliar o maior número possível de processos nessa semana que se avizinha”, ressalta o juiz Adelmar de Sousa Martins.

No ano passado, a Semana Nacional de Conciliação, que ocorreu no período de 7 a 11de dezembro, realizou mais de 260 mil audiências e 120 mil acordos em todo o país, que somaram um total aproximado de 1 bilhão e 100 milhões de reais

Desta forma, entende o coordenador do movimento em Picos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na diretriz de planejamento estratégico e gestão, confirma sua importante missão, em parceria com os tribunais regionais de todo o país, de mobilizar as pessoas para a conciliação, cumprindo com o objetivo de preservar a garantia constitucional do acesso à justiça.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.