Fechar
GP1

Piauí

Morre em Picos aos 86 anos de idade o comerciante Ulisses Batista de Carvalho

Por 55 anos Ulisses Batista de Carvalho manteve um comércio no tradicional Mercado Público de Picos

Vitimado por um câncer de próstata faleceu em casa às 23h10 da noite de ontem, 13 de novembro, aos 86 anos de idade, o comerciante Ulisses Batista de Carvalho, pessoa bastante conhecida na cidade, pois, durante 55 anos manteve um estabelecimento comercial no Mercado Público Municipal de Picos.

O velório foi realizado em sua residência, localizada na rua Monsenhor Hipólito, centro de Picos, onde dezenas de pessoas entre familiares, parentes, amigos e gente do povo foram dar o último adeus ao comerciante. Às 14 horas deste domingo, 14 de novembro, aconteceu a recomendação e em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarUlisses Batista no Dia das Mães, em 2006(Imagem:Divulgação)Ulisses Batista no Dia das Mães, em 2006
Biografia

Filho do casal Justino Batista de Carvalho e Rosa Maria da Conceição, Ulisses Batista de Carvalho nasceu no dia 9 de janeiro de 1924 no povoado Rodeador, município de Picos. Em 15 de novembro de 1958, casou-se com a professora Maria dos Remédios Carvalho, de cuja união nasceram cinco filhos: Ulisses Batista de Carvalho Filho, Gisélia Maria Batista de Carvalho, Ulisélia Maria Batista de Carvalho Luz, Ulissiano Batista de Carvalho e Ubiratan Batista de Carvalho. Deixa também onze netos.

Ainda jovem Ulisses Batista de Carvalho iniciou o trabalho no comércio juntamente com o seu pai Justino Batista e com seu tio José Batista. Mudou-se para Picos em meados de 1953 e em 12 de abril de 1955 comprou de Maria Alvina o estabelecimento comercial localizado no Mercado Público Municipal, que funcionou até julho deste ano, quando sua inscrição foi dado baixa sem nenhum débito, com todos os impostos quitados.

Segundo o primogênito do comerciante, Ulisses Batista de Carvalho Filho, até o início deste ano seu pai ainda visitava o comércio aos sábados. Católico praticante, mesmo já acometido da doença, assistia a missa todos os domingos na Igreja Catedral e também acompanhava com freqüência as celebrações em casa ela televisão.

“Ele faleceu em casa ontem à noite, 13 de novembro, às 23h10, dia do 76º aniversário de minha mãe Maria dos Remédios Carvalho, e estava lúcido e conversando”, lembrou Ulisses Filho, ressaltando que seu pai foi uma pessoa honesta, trabalhadora e que deixou um grande exemplo de vida.

Dona Remédios, sua esposa, reforçou as virtudes do comerciante, lembrando que foram 52 anos de uma vida conjugal feliz e harmoniosa. “Ele correspondeu como esposo, companheiro, amigo, bom pai. Se tivesse que escolher optava por me casar com ele novamente”, disse Maria dos Remédios Carvalho, que em 7 de julho de 2008 celebrou com Ulisses Batista de Carvalho os 50 anos de matrimônio.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.