O governador Rafael Fonteles realizará, nesta segunda-feira (3), a tradicional leitura da mensagem anual, apresentando o balanço dos dois primeiros anos de seu governo e as metas para o restante de seu mandato. A cerimônia acontecerá na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e também marcará a posse da nova mesa diretora para o próximo biênio. Durante o evento, o atual presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), passará o cargo para o novo presidente, Severo Eulálio (MDB).
A programação solene terá início às 9h, com a revista da tropa na avenida Marechal Castelo Branco. Em seguida, será feita a foto oficial dos deputados para a nova mesa diretora, que tomará posse em uma sessão especial no plenário Deputado Waldemar Macedo. Às 11h, está prevista a sessão de abertura do ano legislativo, seguida de uma entrevista coletiva no Plenarinho Deputado Prado Júnior.
O governador destacou a importância desse momento para definir metas e apresentar o planejamento para o futuro. “Este é um momento significativo, pois estamos na metade do mandato. Já conseguimos apresentar um panorama do que foi entregue e do que ainda será entregue nos próximos dois anos, nas áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, social e agricultura. O programa de governo foi bem estruturado, transformando-se em um plano de gestão com metas detalhadas para cada área e segmento”, explica.
Em 2025, terceiro ano de seu mandato, o governador apresentará as metas cumpridas até o momento. Nos primeiros dois anos, 73% dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2022 foram alcançados. De um total de 178 propostas, 130 já foram integralmente cumpridas, e as 48 restantes estão em andamento, com previsão de serem concluídas antes do final do mandato. “Isso demonstra que nosso time tem correspondido às expectativas, tanto minhas quanto da população”, acrescenta Fonteles.
Destaques da Gestão
O Piauí tem se destacado em diversas áreas sob a gestão de Fonteles. Na educação, o estado avançou na universalização das escolas de tempo integral, com obras em todo o estado, além de uma melhoria substancial nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na segurança pública, houve investimentos em inteligência, integração entre as polícias e a nomeação de milhares de policiais civis e militares, o que contribuiu para a redução dos índices de criminalidade.
Na saúde, o programa Piauí Saúde Digital , com o uso da telemedicina, alcançou 222 municípios em um ano, realizando mais de 250 mil procedimentos, entre consultas e exames. Também houve investimentos significativos em infraestrutura, com a construção de 800 km de novas rodovias e mais de R$1 bilhão investidos no setor.
Áreas com mais compromissos cumpridos:
Desenvolvimento Social: 45 compromissos, sendo 34 cumpridos e 11 em andamento
Desenvolvimento Econômico: 29 compromissos, sendo 22 cumpridos e 7 em andamento
Gestão: 18 compromissos, sendo 10 cumpridos e 8 em andamento
Educação: 16 compromissos, sendo 15 cumpridos e 1 em andamento
Meio Ambiente: 16 compromissos, sendo 12 cumpridos e 4 em andamento
Desenvolvimento Rural: 13 compromissos, sendo 11 cumpridos e 2 em andamento
Segurança: 13 compromissos, sendo 9 cumpridos e 4 em andamento