A Prefeitura de Simplício Mendes , por meio da Secretaria de Educação, recebeu, na tarde da última segunda-feira (10), o Selo Ouro do Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação ( MEC ). A cerimônia de certificação aconteceu em Brasília e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O reconhecimento foi concedido ao município por atingir a nota máxima de 100 pontos, destacando-se entre as cidades brasileiras com as melhores práticas de alfabetização.

Instituído pelo decreto presidencial 12.191/2024, o Selo Ouro foi lançado em setembro do ano passado e busca reconhecer políticas públicas que assegurem o direito à alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os sete anos. O programa tem como eixo central o incentivo à implementação de estratégias e gestões que reafirmam o compromisso com as metas de alfabetização e redução de desigualdades, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) e o CNCA.

Foto: Alef Leão/GP1
Márcio Moura, Prefeito de Simplício Mendes

O prefeito Márcio Moura e o secretário municipal de Educação, Gilcivan da Luz Barros, participaram da premiação e comemoraram a conquista. Para o prefeito, esse reconhecimento é reflexo do comprometimento da gestão com a educação básica: “Essa é uma conquista de todos que fazem a educação de Simplício Mendes. Mostra que nosso compromisso com a alfabetização infantil está dando resultados e que estamos no caminho certo”, destacou Márcio Moura.

O secretário Gilcivan da Luz Barros também celebrou o reconhecimento e enfatizou o esforço conjunto da equipe educacional: “Esse selo é um testemunho do empenho dos professores, coordenadores e de toda a rede municipal de ensino. Continuaremos trabalhando para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, assegurando um futuro melhor para elas e para o nosso município”, afirmou.

Com essa certificação, Simplício Mendes consolida seu compromisso com o avanço educacional e segue como referência nacional na alfabetização de crianças.