O Ministério da Saúde divulgou, nessa quinta-feira (22), o resultado da chamada do 38º ciclo do programa Mais Médicos. Para o Piauí, foram chamados 70 novos profissionais para preencher as vagas de médicos em 50 municípios.

Esses profissionais têm até terça-feira (27) para se apresentarem nos municípios, entregarem as documentações necessárias, validarem o processo e iniciarem as atividades de atendimento à população.

“Até essa data, os médicos devem apresentar as documentações aos gestores municipais, que farão a homologação e, assim, os mesmos poderão iniciar as atividades”, disse a coordenadora do Programa Mais Médicos na Secretaria da Saúde, Idvani Braga.

Em âmbito nacional, foram mais de 33 mil inscrições para essa etapa do programa, que ofertou 3.177 vagas para médicos. Ao todo, na região Nordeste, serão alocados 1.104 profissionais. Desse número, 70 atuarão no Piauí em municípios de todas as regiões do estado.

“Os médicos convocados devem acessar o Sistema de Gestão de Programas (SGP), por meio do site do programa, e confirmar o interesse na vaga em que foram habilitados”, lembra a coordenadora.

O Governo Federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico, principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de oferecer aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.