O relatório da Legisla Brasil sobre os 500 dias de mandato avalia a performance dos 513 deputados federais a partir de dados quantitativos fornecidos pela própria Câmara. No Piauí, o deputado federal Florentino Neto (PT) lidera o ranking de posicionamento e se destaca pelo desempenho satisfatório em todos os aspectos do trabalho legislativo. Ele obteve nota 7.1 no quesito produção legislativa. No segundo lugar, empatados, estão os deputados Átila Filho e Julio Arcoverde , com 3.9 no mesmo quesito.
O Índice Legisla, uma ferramenta que monitora a produtividade dos parlamentares, foi desenvolvido pelo Legisla Brasil em parceria com a economista Olívia Carneiro, formada pela USP, com mestrado na Universidade de Chicago. Para fazer a análise de forma neutra, 27 especialistas de diversas áreas analisaram 16 indicadores que estão agrupados em quatro categorias: produção legislativa, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário.
Para chegar à nota, o Índice Legisla avaliou a quantidade de projetos apresentados como autor ou coautor, qual o impacto dessas propostas, apresentação de emendas às medidas provisórias do Executivo.
A produção legislativa ainda considera fatores como a apresentação de votos em separado, o número de relatorias e a presença em plenário.