O governador Rafael Fonteles (PT-PI) inaugurou na manhã desta quarta-feira (19), a revitalização da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, no bairro Porenquanto, zona norte de Teresina. O governador destacou a importância do uso correto da tecnologia para dar solução, de maneira mais célere, aos problemas da sociedade em todos os setores, inclusive, da Segurança Pública.
Rafael Fonteles usou como exemplo do avanço tecnológico do Estado, as restituições de sete mil aparelhos de celulares roubados aos seus donos de fato. Conforme o chefe do Palácio de Karnak, em casos como esses, a tecnologia tem sido uma importante aliada.
"A tecnologia tem que ser a nossa aliada e não inimiga. O que a gente poder lançar na mão da tecnologia para resolver os problemas do povo de maneira mais rápida, vamos fazer. Conseguimos com muita inteligência, um sistema simples. Devolvemos mais de 7 mil celulares e reduzimos o roubo em mais de 40% a partir de uma iniciativa com a lógica simples, usando a tecnologia que hoje facilita saber quem é o dono. O celular tem um chassi, que é o chamado IMEI, que independente de mudar de número, de chip e de dono, ele vai continuar tendo aquele registro. Exemplos como esses, animam e nos faz perceber que o uso correto da tecnologia pode ajudar a resolver problemas, inclusive, na área da Segurança”, declarou o governador.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, advogado Chico Lucas , explicou que todas as medidas de melhoramento da estrutura de segurança do Estado, serão desenvolvidas.
"Aqui entregamos a reforma da infraestrutura e inauguração de um posto de atendimento do Instituto de Identificação de Digital Félix Pacheco que é a Unidade Básica de Serviços Digitais. A gente tem as áreas integradas de Segurança Pública, são 9, e aqui é a região centro. Temos um Batalhão no centro que vai ser reformado, aqui é o centro/norte, e temos outra Companhia no Centro Sul, e cada área integrada em um Batalhão correspondente”, explicou o secretário de Segurança Pública.
Boletim unificado
Ainda conforme o gestor da Segurança do Estado, uma inovação pioneira promovida pelo Piauí é justamente a implantação do Boletim de Ocorrência (B.O) unificado, onde após o registro de qualquer crime, o delegado já ficará automaticamente informado e pronto para tomar as providências cabíveis ao caso.
"O governador nos orientou e a gente vai lançar em julho o B.O unificado. Geralmente quando a pessoa é vítima de violência, ela liga para o 190 e recebe o atendimento da polícia ostensiva, mas ela precisa ainda registrar essa ocorrência em uma delegacia distrital e agora, o Piauí de maneira pioneira, vai fazer o B.O unificado, quando a comunicação feita a Polícia Militar será suficiente. Ali já cai no sistema da polícia e o delegado já tem acesso aquela informação e com ela, tomar as providências. governador deixa claro, a tecnologia para melhorar a prestação de serviço ao cidadão", completou o secretário.