O monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil ( CPRM ) apontou que dois rios pertencentes à Bacia do Rio Parnaíba já ultrapassaram a cota de atenção. O levantamento mostrou que as chuvas influenciaram no aumento considerável do nível do Rio Parnaíba, localizado na cidade de Luzilândia, e no Rio Maratoan, em Barras.

Segundo infográfico de monitoramento disponibilizado em tempo real pelo CPRM, no dia 06 de março o nível do Maratoan chegou a 371 cm, ou seja, 12 cm a mais da cota de atenção estipulada pelo serviço geológico, que é de 359 cm.

Foto: Lucas Dias/GP1
Rio Parnaíba

Diante das recentes chuvas, o Maratoan se aproxima cada vez mais da cota de alerta, e os geólogos alertam para o risco de inundação e alagamento em algumas regiões da cidade de Barras.

Enquanto isso, o Parnaíba, em Luzilândia, também ultrapassou a cota de atenção, de 400 cm, tendo registrado um nível de 419 cm. Conforme o boletim de prevenção de desastres, os bairros Cajueirão, Coroa, Igarapé e Itararé, todos localizados no município, apresentam risco de inundação.