O Governo do Estado do Piauí celebrou, nesta quarta-feira (13), o 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. O evento aconteceu na cidade de Campo Maior, no Monumento Heróis do Jenipapo, e contou com a presença do governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), do secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, e outras autoridades.

A programação iniciou às 9h com a solenidade Cívico-Militar. Em seguida, aconteceu o desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, a personalidades que fazem parte da história do Estado.

Themístocles Filho ressaltou a importância do evento para preservar a memória coletiva em relação a participação dos piauienses na luta pela Independência do Brasil. “Isso é importante para o Piauí. A gente tem que colocar mais para que a nossa população saiba o que aconteceu aqui há duzentos e um anos. O Piauí participou da independência do Brasil e é necessário que o país conheça melhor o que aconteceu aqui no passado. O símbolo é importante para o nosso Estado e para o Brasil”, afirmou o governador em exercício.

O vice-prefeito de Campo Maior, Jodélio Pereira, representou o prefeito Joãozinho Félix na solenidade. “Hoje estamos com duzentos e um anos que aconteceu essa Batalha do Jenipapo às margens do Rio Jenipapo, onde campomaiorenses, piauienses de modo geral, cearenses e maranhenses lutaram contra as tropas de Fidié, mostrando o jeito aguerrido que o povo da nossa cidade e do nosso estado carrega até hoje”, declarou.

Governador Rafael Fonteles

Em missão internacional, o governador Rafael Fonteles (PT) transmitiu uma mensagem nas redes sociais, enfatizando o simbolismo da data celebrada. “Neste 13 de março, celebramos a coragem e a bravura daqueles que, há 201 anos, lutaram na Batalha do Jenipapo pela independência do Piauí e deram uma contribuição decisiva para a unidade do território nacional. Eles nos inspiram até hoje a enfrentar as batalhas que ainda nos separam de um Estado melhor para todos nós”, escreveu o chefe do executivo na publicação.

Espetáculo

Dirigido por Franklin Pires, o espetáculo “A Batalha do Jenipapo” contou com 45 alunos da Escola de Teatro Gomes Campos, além de 68 atores e atrizes e 10 cantores. A peça teatral destacou o protagonismo negro na Batalha do Jenipapo, e falou do papel das pessoas negras nas lutas pela independência do Brasil.

Ordem Estadual do Mérito Renascença

Na solenidade, foram homenageadas 38 personalidades, entre elas, o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, que também é presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). “O sentimento é de muita honra, de muita gratidão pelo reconhecimento do governo, pelo nosso trabalho prestado ao Estado do Piauí e à população piauiense. E um momento importante, fazer parte da história do Estado do Piauí e ter esse momento de reconhecimento”, disse o gestor.

Ao final, foi realizada missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, situada na Praça Bona Primo.

Veja abaixo a lista de homenageados:

CAVALEIRO
Alcamyr Barros Miranda
Antônio Martins Santos
Arlindo de Deus Pereira Filho
Carla Angélica de Carvalho Silveira
Daniel Alves Nunes
Danniel Luciano Fontenele da Silva
Francisco Ramos de Araújo Oliveira Júnior
Jéssica Kamila Barbosa de Sousa Silva
João de Deus Borges de Carvalho
José Carlos Gomes da Silva
Marta dos Santos Silva
Ribamar da Costa Júnior

OFICIAL
Antônio Luís da Silva
Daniel de Melo Cunha
Fábio Alexandre de Carvalho
Francisca Gomes Resende de Sousa Neta
Hermogem de Melo Paz
Ivon Lendl Beserra Sales
Jacylene Coêlho Bezerra Fortes
James Morais
Jerry Lima
José da Luz Silva
José de Arimatéa Melo Cunha
Leandro Rodrigues de Melo
Madalena Lira Gomes
Maria da Conceição Brito
Mônica Soares da Costa
Paulo Henrique dos Santos Ferreira

COMENDADOR
Antônia Maria de Sousa Leal
Antoniel de Sousa Silva - Toninho de Caridade
Felipe Pereira da Silva Soares
Francisco de Assis Leal Rocha
Francisco Samuel da Silva
José Wilson Pereira Gomes
Marco Antônio Alves Matos
Thiago Galdino da Silva
Valdílio Sousa Falcão Filho

GRANDE OFICIAL
Cristiano Pinto Sampaio