As cidades de Fartura do Piauí, Betânia do Piauí e Dom Inocêncio, entraram na lista formulada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), dos municípios em situação de emergência afetadas por desastres. A portaria que reconhece o caráter emergencial causado pela seca e estiagem foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (08).
Residentes de Fartura do Piauí sofreram com a longa estiagem registrada no município, enquanto os moradores de Betânia do Piauí e Dom Inocêncio foram castigados pela seca, um período com falta de chuvas maior do que na estiagem.
Ao todo, 66 cidades de oito estados brasileiros foram afetadas por desastres naturais. O reconhecimento do estado de emergência ou calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, possibilita que esses municípios recebam recursos do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional.
Nesse caso, a pasta fornece atendimento à população afetada, com ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.