O Piauí foi o sexto estado que mais registrou focos de incêndio em 24h no Brasil. A informação foi divulgada pelo sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que fez um levantamento do número de queimadas registradas em todo o país. Ao todo, foram registradas 1.273 queimadas no Brasil.
O levantamento foi feito entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25), com o Piauí registrando 106 dos 1.273 focos de incêndio, representando 8,30% do total. O estado que mais registrou queimadas em 24h foi o Maranhão, com 230 focos. Em segundo lugar ficou o Mato Grosso do Sul, com 203 incêndios.
Outro estado vizinho do Piauí aparece na lista. O Ceará ficou em quinto lugar, registrando 114 focos de queimadas em 24h. Da região Nordeste, a Bahia também se destacou negativamente, registrando o mesmo número de incêndios que o Ceará.
Em relação aos biomas, a Caatinga, a qual predomina no estado do Piauí, foi a que mais registrou focos de incêndio em 24h, com 322 casos de queimadas, número que representa 25,3% do total. Em segundo lugar aparece o Pantanal, que identificou 317 queimadas em 24h, representando 24,9% do total.
Entre os 30 municípios com mais focos, o estado do Maranhão aparece com o maior número de cidades que mais identificaram incêndios entre a quinta-feira e a sexta-feira. Ao todo, oito municípios do Maranhão aparecem no ranking. Apesar disso, a cidade que mais registrou queimadas foi Corumbá, do Mato Grosso do Sul, com 150 focos.