A comemoração do Dia do Piauí , no dia 19 de outubro, remete à data em que o estado aderiu à Independência do Brasil, representando assim o início de um novo capítulo para a história do estado e do país. Em comemoração aos 202 anos deste evento, o Governo do Piauí elaborou uma programação tanto no Litoral como na capital piauiense, que também irá contar com a presença do governador Rafael Fonteles .

No início do dia, às 07h45, será realizada a aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência, situado na Praça da Graça, em Parnaíba. Nesse mesmo local também será feito o hasteamento das bandeiras. Em seguida, será realizado Te Deum Laudamos em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça, às 08h.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Bandeira do Piauí no meio da multidão

Ainda no Litoral também será realizada a inauguração da Escola do Mar do Piauí, na cidade de Luís Correia. Com investimento de R$ 6,8 milhões de reais, o projeto oferece uma estrutura com laboratórios, oficinas e simuladores que contribuem na capacitação de profissionais em atividades relacionadas ao Porto Piauí.

Teresina

Neste mesmo dia, por volta das 17h, será realizada uma missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, situada na Praça Saraiva. Mais tarde, uma cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença será realizada no Theatro 4 de Setembro, na Praça Pedro II, marcando o encerramento das comemorações do Dia do Piauí.