O Governo do Estado do Piauí quer aumentar o orçamento para a Defesa Civil para o ano de 2025 em 696%, conforme consta no Projeto de Lei Orçamentária. Caso aprovado, será o maior incremento de receita entre todas as pastas. O deputado licenciado Nerinho (PT) é o atual chefe dessa secretaria.

O aumento atende a anseio de parte dos deputados e sociedade civil em geral, que solicitaram reforço na pasta após a recente tragédia no Rio Grande do Sul iniciada em abril de 2024. Na ocasião, as fortes chuvas no estado provocaram morte e destruição e ligaram um alerta para a importância da Defesa Civil em casos extremos, cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.

Foto: Lucas Dias/GP1
Deputado licenciado Nerinho, atual secretário de Defesa Civil do Estado do Piauí

Segundo maior aumento

Em seguida, o Estado quer destinar o segundo maior aumento de orçamento (313%) para a Infraestrutura, gerida pelo deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PT). A pasta é responsável pela execução de obras, desde a pavimentação e drenagem de vias, contenção de encostas até edificações de escolas, unidades de saúde e áreas de lazer.

Foto: Lucas Dias/GP1
Flávio Nogueira Júnior, deputado estadual licenciado e secretário de Infraestrutura

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu o Projeto de Lei Orçamentária 2025 na segunda semana de outubro e deve iniciar a análise da matéria nas próximas sessões. A Casa precisa votar o texto até 22 de dezembro, data prevista para início do recesso parlamentar.