O prefeito do município de Curimatá, Adelmo da Cincal (MDB), concedeu entrevista ao GP1, na tarde desta quarta-feira (26), e fez um balanço das primeiras ações realizadas no município. O chefe do executivo anunciou o cumprimento de umas das promessas de campanha: a doação do próprio salário para beneficiar comunidades da cidade.
Adelmo da Cincal destacou que a ação referente aos dois primeiros meses beneficiará, sobretudo, as comunidades que necessitam da distribuição no abastecimento de água, que em alguns locais ainda é bastante precária. “Nós iniciamos nosso mandato cumprindo uma das nossas promessas de campanha, que era doar o salário do prefeito para atender comunidades que necessitassem de algumas ações mais urgentes, que não precisassem passar por toda a burocracia administrativa. E a primeira comunidade foi a Santa Rosa, onde iremos solucionar o problema da falta de abastecimento de água”, ressaltou o gestor, que afirmou que a doação ocorrerá até o final do mandato.

De acordo com o prefeito, além do desabastecimento em algumas comunidades do município, Adelmo da Cincal ressaltou que passou a dedicar uma atenção maior à área da Educação. Em algumas escolas, não havia a possibilidade de receber alunos e professores, sendo necessário readequar as estruturas para que o ano letivo não fosse prejudicado.
“Quando eu assumi a prefeitura, eu me assustei, pois, dos 9 ônibus escolares, apenas três estavam funcionando. Eu visitei algumas escolas e, em algumas delas, a parede estava dando choque. Foi tanto que eu não deixei sequer ter aula, aluguei um local lá para receber os alunos e entramos com processo de licitação para fazer reforma. Era uma situação que colocava as crianças e os professores em risco. Mas como tudo isso demora, eu acredito que, até o mês de agosto, vai estar tudo pronto”, ressaltou o prefeito Adelmo da Cincal.

Projeto piloto para cultivo de lúpulo
Além da exploração de calcário, que é uma das principais frentes de força da produção no município, Adelmo da Cincal afirmou que vai trabalhar no projeto piloto de cultivo de lúpulo, um dos componentes que confere sabor e aroma à cerveja.
"Esse projeto piloto vai ser implantado em 15 hectares e, quando tudo estiver funcionando, nós vamos chamar os gerentes de banco e os produtores locais para mostrar algo que já funciona, porque banco não vai liberar dinheiro sem ter a certeza de que vai dar certo. Na Europa, só tem uma safra ao ano, e aqui no Piauí a gente vai conseguir duas safras e meia, porque não temos o inverno rigoroso. Então, essa ideia partiu de um colega, que trouxe o projeto de São Paulo, e eu disse a ele que nós implantaríamos aqui", acrescentou.
Visita ao presidente do Tribunal de Contas
Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito Adelmo da Cincal visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Kennedy Barros, para discutir a atual situação do município, que se encontra no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

O gestor levou ao presidente do TCE a preocupação do Município com os impedimentos causados em função do cadastro no Cadin e solicitou apoio para que a Corte possa auxiliar a administração, com informações que possam ajudar os gestores da cidade. “Eu disse ao presidente que estava ali pedindo ajuda. E também à disposição, pois eu não quero de forma alguma que minha equipe fique errando essa questão. O Tribunal está batendo na porta de todos e se tivemos um auxílio para entregarmos tudo conforme é necessário, nós vamos estar fazendo, atendendo às recomendações”, pontuou Adelmo da Cincal.
Ver todos os comentários | 0 |