Fechar
GP1

Valença do Piauí - Piauí

PRF apreende 260 kg de barbatanas de tubarão em Valença do Piauí

A parte do corpo do animal pode custar até US$ 3 mil por quilo e é valorizado na culinária asiática.

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) realizou a apreensão de aproximadamente 260 kg de barbatanas de tubarão, dentro de um carro. A apreensão ocorreu nessa quinta-feira (09), durante uma abordagem na BR-316, em Valença do Piauí.

De acordo com o policial rodoviário Leonardo Caldas, a equipe da PRF realizou a abordagem a um veículo modelo Fiat Estrada, na noite dessa quinta. Durante a vistoria veicular os policiais perceberam que o condutor estava agindo em atitude suspeita e não sabia responder algumas perguntas dos agentes. Com ele também foram encontradas uma pistola 9 mm. e 186 munições.


Foto: Divulgação/ PRFPRF realizou a apreensão de 260 kg de barbatanas de tubarão
PRF realizou a apreensão de 260 kg de barbatanas de tubarão

O motorista também não apresentou os documentos exigidos para transportar a carga e a guia de transporte da arma e das munições. "Ao ser questionado se havia algo ilícito no veículo e se poderiam realizar uma busca no veículo o motorista autorizou. Durante a busca no interior do carro, foram encontrados uma pistola calibre 9mm, 2 carregadores e 186 munições. Ao ser indagado, o condutor afirmou ser o proprietário da arma, apresentou registros fiscais correspondentes, no entanto não apresentou a guia de trânsito que era necessária para o deslocamento", disse o policial.

Além disso, o agente ainda informou que: "os policiais também encontraram no veículo, 260kg de barbatanas de tubarão, que o sujeito relatou se tratar de resto de peixes que seriam utilizados como ração. No entanto, ao ser solicitado a nota fiscal, ele disse que não tinha e também não tinha o registro de pesca, que são documentos obrigatórios conforme instrução normativa do IBAMA. Após a vistoria detalhada, os agentes constataram que se tratava de barbatanas de tubarão”.

A comercialização das barbatanas de tubarão é uma prática ilegal, de acordo com a lei de crimes ambientais. As barbatanas chegam a custar até US$ 3 mil por quilo e são altamente valorizadas na culinária asiática, especialmente na China. Após o flagrante, o homem foi detido e encaminhado junto com os materiais apreendidos à Delegacia de Polícia Civil de Valença (PI).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.