A Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI) iniciou uma ação de desapropriação do Cine Rex, com o objetivo de transformar o local em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua, além de preservar o patrimônio histórico e cultural de Teresina. A decisão liminar, solicitada ao juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, é necessária para que o Governo do Estado possa começar as obras necessárias.
De acordo com o procurador Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da PGE, a avaliação do imóvel já foi realizada por peritos do Estado. O valor correspondente será depositado em juízo para obter a imissão provisória na posse, permitindo ao Estado assumir o imóvel de forma urgente.
O Cine Rex, construído no final da década de 1930 e inaugurado em fevereiro de 1939, foi durante décadas a principal sala de exibição de filmes em Teresina. Localizado no Centro da cidade, na Praça Pedro II, o edifício em estilo Art Déco chegou a acomodar mais de mil espectadores em seus tempos áureos.
O procurador Lívio Bonfim destacou que, após o ajuizamento, o juiz decidirá se aceita o valor proposto pelo Estado. Caso concorde, o depósito indenizatório será feito e a liminar de imissão provisória na posse será deferida, permitindo as primeiras intervenções no imóvel.
Ver todos os comentários | 0 |