Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereadores de Teresina discordam em relação à Operação Salubridade

A operação já notificou aproximadamente 217 donos de imóveis abandonados no centro de Teresina.

Vereadores de Teresina discordaram, durante sessão na Câmara nesta terça-feira (06), a respeito da Operação Salubridade, empreendida pelo Governo estadual do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, na sexta-feira (02), que visa combater a desertificação no centro da capital. Para o vereador Aluísio Sampaio (PP), parlamentar de oposição, a ação pune os donos de imóveis, que, para ele, são as verdadeiras vítimas.

“Na realidade, os donos desses imóveis são vítimas, não são vilões dessa situação. Há um processo de desertificação do centro que a gente precisa conter, com o próprio poder público fazendo com que o centro volte a ter atratividade para que esses imóveis voltem a ser ocupados. Então, fiz uma crítica pois esses imóveis estão sendo vítimas de arrombamento, vítimas de furtos e a Secretaria de Segurança tinha feito uma ação no sentido contrário, no sentido de prejudicar e punir essas pessoas”, declarou Aluísio Sampaio.

Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Aluísio Sampaio
Vereador Aluísio Sampaio (PP)

Já o vereador Dudu Borges (PT), por exemplo, defendeu a operação promovida pelo Estado do Piauí, alegando que os prédios estão servindo para especulação imobiliária e que poder público e iniciativa privada devem unir forças para revitalizar o centro de Teresina.

“Nós temos que dar uma função social para imóveis, temos que unir todas as forças para que a gente posse resolver a questão do centro de Teresina. Não dá para desconhecer que prédios que estão ali para especulação imobiliária, que estão abandonados, servindo para desserviço, que o Estado não tome providência. Então, é um conjunto de medidas que vai melhorar o centro e defendo que a gente faço essas notificações, para que a gente possa, unindo as forças, voltar ao centro que a gente sempre quis, um centro pujante, com força pública e da inciativa privada”, destacou Dudu.


Foto: Lucas Dias/GP1Dudu
Vereador Dudu (PT)

Operação Salubridade

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deu início, nessa sexta-feira (02), à Operação Salubridade com o objetivo de notificar proprietários de imóveis abandonados com riscos sociais e estruturais no Centro de Teresina. Cerca de 10 equipes formadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão realizando as notificações e a meta é notificar 217 proprietários desses imóveis nos próximos dias na região central da capital.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, a medida foi tomada após a constatação de que esse tipo de imóvel facilita a realização de crimes. “Estamos tomando providências depois de analisar vários dados que apontaram que boa parte dos furtos no centro estão relacionados a imóveis abandonados, que são conhecidos no mundo da arquitetura como vazios urbanos”, explanou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.