Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sinduscon defende revitalização do Centro de Teresina com casas para trabalhadores

Segundo o Sindicato, a ideia é que as pessoas que trabalham na região possam também morar ali.

Em meio às discussões sobre a situação econômica no Centro de Teresina, a revitalização da região, proposta pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina-Piauí), abordou a pretensão de transformar a localidade central em uma área residencial, beneficiando tanto a economia local quanto a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam no Centro. O assunto foi tema do Workshop "Potencialidades na Construção Civil", realizado nesta sexta-feira (30).

Segundo Guilherme Fortes, presidente do Sinduscon, a ideia é que as pessoas que trabalham na região possam também morar ali, economizando tempo e fortalecendo a infraestrutura já existente. Durante o evento, Guilherme Fortes destacou a importância da "Lei do Centro", que busca facilitar a construção e habitação no Centro de Teresina, tornando a região mais atrativa para empreendedores. Essa medida visa não apenas melhorar a infraestrutura urbana, mas também promover um novo dinamismo econômico ao concentrar moradores na área central, já dotada de serviços e acessibilidade.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Mais de 400 imóveis estão abandonados no Centro de Teresina
Mais de 400 imóveis estão abandonados no Centro de Teresina

“Nós temos o objetivo de que a população que trabalha no Centro, more no Centro, ganhando tempo de vida e fortalecendo a região que já tem infraestrutura. Também vamos explicar a Lei do Centro para que o empreendedor possa construir e habitar essa importante região. Hoje queremos discutir isso juntamente com a população de Teresina no Centro de Convenções”, destacou Guilherme Fortes.

O workshop contou com painéis que discutiram temas como a Lei do Centro Vivo, habitação e comercialização na região central, e o atendimento eletrônico dos cartórios extrajudiciais, com a participação do Corregedor do Foro Extrajudicial Danilo Rocha Cruz. Outro ponto importante foi a discussão sobre o Programa Morar Bem Piauí, apresentado pela ADH Piauí, que busca promover moradia acessível no estado.


Além das discussões, o evento reuniu especialistas de renome, como o Economista-Chefe da Confederação Nacional da Indústria, Mário Sérgio Telles, e o Superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Raul Gomes, que analisaram as potencialidades e desafios do setor da construção civil no Brasil. A participação da Caixa e de outras instituições financeiras reforçou a importância do financiamento e do apoio às iniciativas de habitação na região.

Simultaneamente ao Workshop, a Feira Expo Imóveis Piauí ocorre no Centro de Convenções de Teresina, oferecendo grandes oportunidades no mercado habitacional. Com a participação de várias construtoras e mais de dez estandes, os visitantes têm a chance de encontrar ofertas para a aquisição da casa própria, com suporte da Caixa Econômica Federal, que também está presente no evento.

No sábado (31), a programação do Workshop continua com uma série de palestras que abordarão temas de grande relevância para a construção civil. Às 09h30, Paulo Ricardo apresentará a palestra “Copperline - O Mercado Ilegal de Fios e Cabos Elétricos”, destacando os impactos desse mercado no setor. Às 10h30, Mychelle Costa falará sobre “A Segurança das Certificações nas Indústrias Cimenteiras”, representando a MIZU, empresa de destaque no ramo. Por fim, às 11h30, Daniel Tajra, da Ferronorte, discutirá as “Inovações na Construção Civil” trazidas pela Indústria 4.0, explorando as novas tecnologias que estão transformando o setor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.