O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) já deu início as investigações, a fim de esclarecer os dois assassinatos registrados no último fim de semana na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.
Os crimes ocorreram no Parque Stael, onde João Felipe da Silva Costa, 18 anos, foi assassinado, e no conjunto Leonel Brizola, onde Clenilson Cardoso Pereira, 36 anos, foi executado a tiros.
De acordo com o delegado Robert Lavor, as hipóteses são levantadas na medida em que as investigações avançam. Segundo a autoridade policial, a regiões onde ocorreram os crimes são bastante sensíveis e têm predominância de facções.
No primeiro caso, que apura a morte de João Felipe da Silva Costa, os policiais já possuem informações sobre a dinâmica do crime, que pode auxiliar as investigações para se chegar aos autores. “As informações iniciais da equipe de plantão que compareceu ao local são que a vítima estava dentro da residência, quando chegaram dois indivíduos, chamando pelo apelido dele, o apelido de ‘cabrito’. Ele saiu para saber quem era e ao se deparar com os indivíduos, empreendeu uma rápida fuga e acabou sendo atingido pelos disparos. Foram encontrados em um exame rápido pelo perito, quatro disparos de arma de fogo”, disse Robert Lavor.
Disputa entre facções
“No primeiro momento, a gente já fez uma rápida pesquisa ali nos antecedentes, a gente não encontrou nenhum processo, um inquérito em desfavor desse indivíduo. Como naquela região há essas organizações criminosas, a gente tá aprofundando consultando algumas testemunhas para saber o que de fato ocorreu para motivar um crime tão grave. Não dá para a gente descartar que [a morte] seja desse conflito de organização criminosa, até porque esse é a maior causa hoje das mortes na região da Santa Maria. Mas é preciso, primeiro, saber qual era a facção que predominava naquela região, quem era as pessoas mais próximas, então essa é uma das linhas de investigação. E, claro, o homicídio, às vezes, tem várias outras motivações, mas essa sim é uma motivação a ser investigada por causa incluída ou descartada”, explicou o delegado Rober Lavor.
Segundo assassinato
Até o momento o que se sabe é que quatro indivíduos participaram do assassinato de Clenilson Cardoso Pereira, que era morador da Vila São Francisco, região do bairro Mocambinho, e estava visitando o irmão no conjunto Leonel Brizola, região da Santa Maria da Codipi.
Contra ele, não há nenhuma relação com crimes. As testemunhas que presenciaram o fato serão ouvidas pelo DHPP para tentar esclarecer o caso que, até então, não possui um alvo específico.
Ver todos os comentários | 0 |