Em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e após um caso envolvendo o candidato a vereador Cássio Aparecido Pereira Eugênio (PP) em Santo Antônio de Lisboa, foi promovido o “Movimento Elas por Elas” no último domingo (11).
No dia 05 de agosto de 2024, o candidato Cássio Eugênio divulgou amplamente mensagens em grupos de WhatsApp injuriando e difamando a vítima através de áudios usando palavras de baixo calão, com ameaças, acusação e falando de suas intimidades com a ex-namorada. O áudio foi divulgado pelo candidato nas redes sociais na tentativa de execrá-la publicamente por não apoiá-lo politicamente.
No último dia 7 de agosto a 4ª Vara de Justiça de Picos deferiu uma medida protetiva a favor da vítima e proibitiva em relação ao requerido, suposto autor dos fatos, determinando o afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida e proibiu qualquer contato com ela, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação, dentre outras medidas.
As mulheres que participaram da marcha demonstraram um forte senso de união e determinação ao usar cartazes com informações cruciais sobre números de emergência e mensagens sobre a força feminina. O fato de terem percorrido um quilômetro a pé, saindo da pracinha do Cruzeiro e indo até o centro da cidade, certamente ajudou a amplificar sua mensagem e a chamar a atenção da comunidade para a importância de combater a violência. Segundo uma das organizadoras Evannel Teixeira, esse tipo de evento não só fortalece a rede de apoio para vítimas, mas também promove uma conscientização ampla sobre a violência de gênero.
Ver todos os comentários | 0 |