No dia 19 de junho de 2024, as ruas da cidade foram palco de uma caminhada marcante e significativa em prol da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a temática “Junho Violeta” teve como objetivo principal sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger e respeitar os direitos das pessoas idosas.
A caminhada teve início em frente à Secretaria de Assistência Social, onde se reuniram idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, os quais percorreram diversas ruas da cidade até a Praça 28 de Dezembro, com cartazes, faixas e mensagens de apoio à causa.
Durante o percurso, os participantes cantaram músicas sobre o tema. Após a caminhada, profissionais realizaram palestras abordando questões como os diferentes tipos de violência, os sinais de alerta e a importância de denunciar situações de abuso ou negligência.
A ação pelo Junho Violeta não apenas sensibilizou a população para a realidade da violência contra a pessoa idosa, mas também estimulou a reflexão e ações concretas para prevenir e combater esse tipo de violência. O envolvimento de todos os setores, demonstrou a força e o comprometimento em garantir o bem-estar e a dignidade das pessoas idosas.
Ao final, foi realizada uma sessão de capoterapia e músicas com temas do São João para que os participantes pudessem dançar.
O Junho Violeta em Joaquim Pires foi mais do que uma simples caminhada pelas ruas da cidade - foi um movimento de amor, empatia e respeito pelos mais velhos, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as idades.
Ver todos os comentários | 0 |