O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Antônio Reis de Jesus Nollêto, tomou posse solenemente nesta sexta-feira (3), durante cerimônia realizada no Palácio da Justiça, em Teresina, que contou com a presença de diversas autoridades. O magistrado foi eleito pelo critério de antiguidade e ocupará a vaga deixada pelo desembargador aposentado Edvaldo Moura.
Com 37 anos de magistratura, Antônio Nollêto passou por diversas comarcas, entretanto, sua atuação mais notável se deu na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, da qual foi titular por mais de 20 anos.
“Minha expectativa é a melhor possível. Espero continuar trabalhando e realizando o que eu realizei na Primeira Vara do Tribunal do Júri, dinamizando o Judiciário, fazendo com que as nossas decisões cheguem rapidamente ao seu destinatário. São trinta e sete anos de magistratura, é uma longa caminhada, mas valeu muito à pena”, declarou Antônio Nollêto, em entrevista a jornalistas.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), destacou o mérito do novo desembargador. “A história dele fez com que ele chegasse a desembargador do estado de Piauí. Ele não fabricou, ele fez com que a coisa acontecesse. Então, é uma alegria enorme ver a ascensão dele para desembargador”, afirmou.
Novos desembargadores
Semana passada, tomou posse solenemente o desembargador Dioclécio Sousa, eleito pelo critério de merecimento. Também foram eleitos recentemente os magistrados José Vidal de Freitas Filho, pelo critério de merecimento, e a magistrada Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, pelo critério de antiguidade.
Currículo
Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 1977, Antônio Nollêto ingressou no Poder Judiciário em março de 1987. Passou pelas comarcas de Demerval Lobão, Canto do Buriti e Floriano, até que, em 2002, assumiu como titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina. Em abril de 2023, foi designado para a 3ª Turma Recursal Cível, Criminal e da Fazenda Pública do Piauí.
Também foi juiz titular de oito Zonas Eleitorais do Estado. Membro da Academia de Letras da Magistratura Piauiense (Almapi), é autor de dois livros: “Porque cantam as cigarras” e “As gaivotas”.
Ver todos os comentários | 0 |