Conquistando resultados impressionantes para o Piauí, 38 estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) foram classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) de 2024. O resultado expressivo reflete o trabalho de excelência educacional desenvolvido pelas escolas e empenho dos estudantes na preparação para olimpíadas do conhecimento.
Dos 38 alunos selecionados, 16 pertencem ao Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Rosaura Muniz Barreto, localizado no município de São Miguel do Tapuio. O grande destaque foi da estudante Alessandra Nogueira, que obteve o melhor desempenho no estado do Piauí. Seu empenho e dedicação na prova foram imprescindíveis para que ela alcançasse esse resultado.
Alessandra expressa sua felicidade pela sua classificação e revela que já está se preparando para a próxima fase na perspectiva de alcançar a sua tão sonhada medalha. “Ter participado da OBB foi uma experiência incrível. Me preparei bastante para a segunda fase, assisti videoaulas de correções de provas anteriores e estudei os assuntos que caíram com mais frequência nas edições passadas. Agradeço muito pela orientação do meu professor de biologia Roberto Júnior que foi fundamental para minha classificação, além do apoio e motivação da minha família e da direção da minha escola”, afirmou.
Em Regeneração, 8 estudantes do CETI Alberto Leal Nunes foram selecionados para a fase 2B da OBB. De acordo com o diretor Ismael Dantas, já é a terceira vez que a escola participa da olimpíada e os estudantes contam com um núcleo de Circuito Olímpico que tem como objetivo a preparação para todas as Olimpíadas do Conhecimento de todas as Áreas. “A preparação é iniciada antes das inscrições e é feita com aulas específicas e baseadas nas etapas anteriores de cada Olimpíada, com simulados e provas para que os estudantes possam conhecer e se familiarizar com o perfil de cada Olimpíada”, explicou o diretor.
O estudante João Vitor Araújo chegou pela terceira vez na fase final da OBB e está com grandes expectativas de poder representar bem a sua escola. Além de bastante conhecimento pela área, o jovem também dá aulas de preparação para outros alunos. “O sentimento predominante é de orgulho e felicidade por estar, novamente, nesse estágio dessa olímpiada que, com certeza, é a mais especial para mim. A base dessa preparação foi o acesso a todo o conteúdo de biologia abordado no ensino médio, por meio das aulas em minha escola, conteúdos gratuitos encontrados na internet e acesso a muitas questões de biologia. Sem dúvidas estou com uma grande expectativa e confiante de que eu e todos os meus colegas classificados representaremos bem a nossa escola nessa próxima etapa”, afirmou o aluno.
O CETI Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, foi a terceira escola que alcançou mais classificados na olimpíada. Para o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Erickson de Macedo, foi uma surpresa descobrir sua classificação. “Eu não tinha tanta intimidade com a área das naturezas, mas foi nas férias que eu comecei a me identificar com a disciplina de Biologia. Eu não esperava ser classificado e fiquei muito feliz quando fiquei sabendo do resultado”, revelou.
A estudante de 17 anos, Iara Brito, do CETI João Alves de Macedo Filho, em Juazeiro do Piauí, foi mais uma das selecionadas. “É muito gratificante ter conseguido essa conquista. É bom saber que todo meu esforço vale a pena. São essas oportunidades que nos fazem querer lutar cada vez mais para alcançar os nossos sonhos”, destacou a adolescente.
Em Teresina, a escola destaque foi o CETI Cristino Castelo Branco, onde 4 estudantes foram classificados para a final da competição cientifica. “Estamos muito honrados e satisfeitos com esse resultado. Os nossos alunos estão de parabéns. Temos certeza de que os mesmos irão se empenhar e se dedicar mais ainda para conseguirem passar na próxima fase. Isso é muito gratificante para nós da gestão que nos preocupamos não só com o resultado em si, mas principalmente com a aprendizagem dos nossos alunos”, disse o diretor do centro de ensino, Gilvan Cabral.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira destacou o protagonismo dos estudantes e as ações desenvolvidas pela Seduc para a preparação em olimpíadas. “Os nossos estudantes estão de parabéns pelas grandes conquistas que eles vêm alcançando a cada dia. Estamos trabalhando em diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem. Nosso papel é criar as oportunidades por meio dos projetos pedagógicos para que os estudantes conheçam o máximo de atividades, de olimpíadas e consigamos extrair todo o potencial dos alunos e alunas”, comentou o gestor.
Sobre a OBB
A Olimpíada Brasileira de Biologia é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.
Ver todos os comentários | 0 |