O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, ministrou na tarde desta sexta-feira (13) uma palestra sobre "Governança e Segurança Pública", durante evento realizado no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, também participaram da solenidade.
Em entrevista à imprensa, o governador afirmou que o Governo do Estado tem atuado para qualificar os servidores, sobretudo das forças policiais, a fim de fortalecer a Segurança Pública. “É uma diretriz do nosso governo, e o secretário Chico Lucas tem seguido à risca qualificar cada vez mais os nossos servidores, neste caso, as nossas forças policiais. Portanto, é mais um evento para fortalecer a inteligência, capacitação, cooperação e integração das nossas forças de segurança, tendo a honra de receber o ministro André Mendonça, que é ministro do Supremo Tribunal Federal, mas também foi ministro da Justiça e Segurança Pública, com a experiência da advocacia pública. Portanto, ele tem uma visão muito importante que gera muito conhecimento sobre a problemática da violência no Brasil”, disse o governador Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo estadual ressaltou que a Secretaria de Segurança tem buscado, por meio da integração entre as forças de segurança e do investimento em tecnologia, combater as ações criminosas, que se multiplicam em todo o país.
“A palestra do ministro Mendonça reforça as nossas diretrizes principais de focar em integração e inteligência: a integração das forças entre si, das forças com o sistema judicial, da força de segurança com a sociedade civil e com outros atores da sociedade, investindo fortemente em inteligência, para que o estado esteja sempre à frente do crime organizado, que hoje é uma verdadeira indústria. Então, nós precisamos investir muito em inteligência para podermos vencer essa criminalidade que tanto degrada as nossas relações humanas no Brasil”, completou o governador Rafael Fonteles.
Movimento Polícia Legal
Questionado sobre o Movimento Polícia Legal, promovido pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, que reivindica valorização salarial, o governador Rafael Fonteles defendeu a luta da categoria, mas afirmou que está em processo de negociação. No entanto, ele explicou que o orçamento do Estado não permite “privilegiar uns em detrimento de outros”.
“Eu acho que todo movimento tem sua importância. Temos que respeitar a democracia e, claro, esse é um processo de negociação que continua, não apenas com os policiais civis, mas com outras categorias do Estado. É claro que gostaríamos de fazer mais, mas temos um cobertor orçamentário que não nos permite privilegiar uns em detrimento de outros. Precisamos tratar todos de maneira homogênea”, disse o governador Rafael Fonteles.
Ver todos os comentários | 0 |