Fechar
GP1

Gilbués - Piauí

Justiça convoca ex-prefeito Léo Matos para apresentar defesa em processo por corrupção

Léo Matos é acusado de crimes contra a ordem tributária e desvio de recursos públicos.

A Justiça Federal está intimando, através de edital publicado no dia 08 de outubro, o ex-prefeito de Gilbués, Leonardo de Morais Matos, mais conhecido como “Léo Matos”, para que se defenda nos autos da ação penal movida pelo Ministério Público Federal, acusado de crimes contra a ordem tributária e desvio de recursos públicos. Na ação também são réus a ex-prefeita de Pio IX, Regina Coeli, e o advogado Renzo Bahury de Souza Ramos.

Léo Matos é acusado de ser o responsável pela inserção dos dados falsos no sistema da Receita Federal. De acordo com o MPF, ele atuou como intermediário no esquema, manipulando dados do GFIP de diversos outros municípios do Piauí, que também eram clientes do escritório de Renzo Bahury.


Foto: Facebook/Léo MatosLéo Matos
Léo Matos

A denúncia foi ajuizada no âmbito da Operação Grima, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um grupo responsável por supostas fraudes contra a Receita Federal, com a atuação de escritórios de advocacia no Piauí e no Ceará.

As investigações revelam que o mesmo esquema fraudulento era replicado em, pelo menos, outros 30 municípios no Piauí, o que gerou um prejuízo total de mais de R$ 110 milhões em arrecadação de impostos federais.

Após o prazo de citação, o ex-prefeito deverá responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias, contados da expiração do prazo do edital, oportunidade em que poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.

O edital foi publicado por determinação do juiz Gustavo André Oliveira dos Santos, da 1ª Vara Federal do Piauí, “para que chegue ao conhecimento do interessado e não possa no futuro alegar ignorância”.

Outro lado

O ex-prefeito não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.