O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, instituiu nesta segunda-feira (18), a volta dos serviços prestados pelo Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), responsável por fornecer atendimento social e psicológico para mulheres em situação de violência. O Centro passa a funcionar na Casa da Mulher Brasileira de Teresina, situada na zona norte da capital piauiense.
Conforme a publicação no Diário Oficial do Município, o CREG contará com uma equipe multidisciplinar psicossocial, composto por seis técnicas de nível superior com formação em Psicologia e Serviço Social. Dessa forma, serão realizados diagnósticos da situação de violência das mulheres ali atendidas, com encaminhamentos para atendimentos externos e internos de serviços especializados e não especializados em Teresina.
Entre as ações que serão desenvolvidas pelo Centro de Referência estão: a promoção de atividades de prevenção à violência contra a mulher e o atendimento psicossocial, com o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres e ajudá-las a superar a violação de seus direitos, além de práticas integrativas que contribuam para romper com o ciclo da violência doméstica, familiar e de gênero.
As ações de prevenção à violência de gênero também são adotadas pelo CREG, por meio da promoção de campanhas, oficinas, palestras e grupos reflexivos que colaborem para a desconstrução de preconceitos relacionados a esse tipo de violência.
Horário de funcionamento
O Centro de Referência Esperança Garcia funcionará das 08h às 17h30 na Casa da Mulher Brasileira em Teresina, e tem como público alvos mulheres a partir de 18 anos a 59 anos que tenham sofrido ou estejam sofrendo qualquer forma de violência de gênero.
Ver todos os comentários | 0 |