O criminoso morto em confronto com policiais durante uma operação do Departamento Estadual de Repressão aos Narcotráficos (Denarc), no dia 8 de novembro, foi identificado. Elizeu Aparecido Cavalcante, de 53 anos, era procurado pela Justiça de São Paulo, onde respondia a nove processos criminais. O fato na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, após reagir a uma abordagem policial.
A informação sobre a identidade do criminoso foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo Denarc. No dia da operação, os policiais civis encontraram uma identidade na residência em que o indivíduo estava, entretanto, apenas os exames necropapiloscópicos de antropologia forense atestaram a verdadeira identidade do criminoso. Isso porque, o documento que estava com ele era falso.
Assim que a verdadeira identidade do indivíduo foi confirmada, constatou-se que havia dois mandados de prisão em aberto contra Elizeu, expedidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Ele já havia sido condenado a cerca de 22 anos de prisão por crimes graves, como roubo, extorsão, sequestro e homicídio. Segundo informações divulgadas pelo Denarc, o criminoso veio para o Piauí com o objetivo de estabelecer uma nova facção criminosa na região.
A instalação dessa nova organização criminosa também visava expandir o controle sobre o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas no estado. Mesmo após a morte de Elizeu Aparecido Cavalcante, a autoridade policial informou que continuará com as diligências necessárias para identificar as pessoas envolvidas na execução do plano de implantação da facção na região.
Confronto com policiais
A residência de Elizeu Aparecido Cavalcante, situada na Vila Dilma Rousseff, foi alvo de um mandado de busca e apreensão durante a operação DENARC 63, que visava combater o tráfico de drogas na zona norte da capital.
Durante a ação policial, ele reagiu à abordagem dos agentes, dando início a uma troca de tiros, na qual acabou sendo atingido. O indivíduo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado para atender à ocorrência, envolvendo morte por intervenção policial.
Ver todos os comentários | 0 |