O setor da Construção Civil em Teresina e sua região metropolitana registrou um aumento na movimentação econômica no segundo trimestre de 2024 com o lançamento de quatro novos empreendimentos residenciais, segundo pesquisa da Brain, divulgada pelo Sinduscon Teresina-Piauí.
Foram três empreendimentos verticais e um horizontal, que ampliou as opções habitacionais. Nesse período, foram comercializadas 1.414 unidades, das quais 641 eram em edifícios verticais, 772 em empreendimentos horizontais e uma unidade comercial.
Até junho de 2024, a comercialização de empreendimentos com vendas primárias ativas indicou que 11.580 unidades residenciais verticais foram lançadas. Destas, 2.493 ainda estavam disponíveis para venda, correspondendo a 21,5% da oferta inicial.
O levantamento apontou que a maior oferta ainda em estoque está concentrada no padrão Super Luxo, com 59,5% das unidades sem comprador, enquanto o padrão Alto registrou a menor taxa de disponibilidade, com apenas 10,2% das unidades não vendidas.
Os empreendimentos lançados em Teresina buscam atender diferentes perfis de consumidores, com destaque para as tipologias de dois e três quartos. Das unidades disponíveis no mercado em junho, 46,3% eram imóveis com dois quartos (1.154 unidades), enquanto 43,6% eram apartamentos de três quartos (1.088 unidades).
O desempenho das vendas também foi impactado pela variação na tipologia e no padrão dos empreendimentos. Enquanto o padrão Super Luxo apresenta maior dificuldade na comercialização, o padrão Alto se destacou com a menor taxa de unidades remanescentes. Esse dado se atribuiu a uma maior procura por opções de alto padrão, mas abaixo das categorias mais luxuosas.
Ver todos os comentários | 0 |