Duas mulheres identificadas como Jessica Maria Campos e Kaillany Raquel, acusadas de falsificar comprovantes de pagamentos em estabelecimentos comerciais, foram presas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) durante cumprimento de mandado nesta terça-feira (30) em Teresina. Uma das acusadas já foi funcionária de uma das empresas prejudicadas e ao todo, em um ano e meio de ações criminosas, ambas são acusadas de causar prejuízos de R$ 50 mil aos estabelecimentos da Capital e de Altos.
O titular da DRCI, delegado Humberto Mácola, detalhou a ação criminosa das acusadas, que faziam compras em estabelecimentos e forjavam o comprovante de pagamento. Além disso, as suspeitas usavam perfis falsos no WhatsApp e Instagram com o nome de “Laura Castelo Branco”.
“Prendemos duas estelionatárias, que realizavam golpes do pix falso. Ambas faziam compras com perfil falso utilizando perfil falso seja no WhatsApp ou no Instagram, forjavam o comprovante e o prejuízo das duas soma-se já R$ 50 mil. É importante as empresas possuírem sistemas de conferências, pois esses empresários só foram perceber quando o prejuízo dos golpes já estava alto. As duas já possuíam essa prática a um ano e meio, alguns empresários só tomaram conhecimento atualmente. Os nossos investigadores conseguiram identificar os perfis falsos”, destacou o delegado.
Ainda conforme o titular da DRCI, Jéssica Maria trabalhou em uma das empresas que sofreu golpe. Durante o tempo que permaneceu no local, entendeu como funcionava a logística de vendas e percebeu brechas para realizar golpes.
“Uma das acusadas já trabalhou em uma das lojas que foram prejudicadas, ela entrou na empresa, soube como era a prática de venda, viu uma brecha na segurança, saiu e começou a aplicar golpes nessa própria loja que ela trabalhou. E também teve lojas em Altos que foram prejudicadas por uma das acusadas. Era criado um arquivo word, depois transformado em PDF e enviado para lojas por meio de um perfil falso com nome de Laura Castelo Branco”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |