A nova Maternidade Dona Evangelina Rosa deve iniciar a transferência de internados do antigo prédio para o novo, no final de outubro. Atualmente, funcionam no novo local os serviços de atendimento às crianças e às gestantes no ambulatório, onde são feitas as consultas de pré-natal. Em conversa com o GP1, Carmen Viana Ramos, diretora-geral da maternidade, informou que a partir do final de outubro a equipe deve iniciar as transferências na parte de internação.
“A partir do final de outubro, a gente vai iniciar as transferências da parte de internação. São 30 crianças que estão em UTI, 10 mulheres internadas em UTI materna, além dos pacientes que estão em centro cirúrgico ou em sala de parto” ressaltou a diretora-geral.
Fase de planejamento
A diretora ainda explicou que se trata de transferências complexas. “Estamos em processo de planejamento. É uma maternidade de alto risco e essas transferências são complexas”, informou Carmen Viana.
Duas novas ambulâncias para a nova maternidade
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) entregou, nesta sexta-feira (22), duas novas ambulâncias para a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. “São ambulâncias muito modernas. O diferencial básico é que nelas é possível atender tanto ao bebê neonato quanto à mãe e elas serão destinadas a fazer o transporte, por exemplo, de uma mãe que precisa ir do ambulatório para a urgência”, destacou Carmen.
A nova maternidade
A nova Evangelina Rosa terá 174 leitos de enfermaria; 30 de UTI Neonatal; 30 de UTI Neo Intermediária; 15 leitos Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 6 leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Além disso, terá 6 salas de Centro Cirúrgico e 3 salas do Centro de Parto Normal, que começarão a funcionar em novembro.
Quanto ao antigo prédio, a Secretaria de Saúde do Piauí ficará encarregada dele, onde funcionará atendimento geriátrico para saúde mental.
Ver todos os comentários | 0 |