Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Confira os serviços gratuitos de saúde mental oferecidos em Teresina

Muitas universidades na capital contam com atendimentos psicológicos gratuitos.

Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio no Brasil. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, desde 2003, graças a uma iniciativa da Associação Internacional, respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Piauí, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) disponibilizou o serviço ‘Minutos Pela Vida’ que visa trabalhar a melhoria da saúde mental da população do estado. Os atendimentos estão disponíveis através do número de telefone 0800 280 2882, das 8h às 18h, e até o momento já ultrapassaram a marca de 1.000 atendimentos.

Quem precisa de ajuda e não sabe por onde começar pode ir direto até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será realizado o acolhimento e uma avaliação inicial, para direcionar o tratamento e, dependendo das necessidades de atendimento, encaminhamento para os demais pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).


Foto: Marcelo Cardoso/GP1O Brasil é o campeão em casos de depressão na América Latina
O Brasil é o campeão em casos de depressão na América Latina

Rede de Atendimento Psicossocial

As redes de apoio psicossocial são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em crise.

A Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí é composta por serviços de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Especializados, Residências Terapêuticas e em dispositivos hospitalares.

Serviços

O GP1 separou alguns serviços gratuitos de tratamento em saúde mental oferecidos na capital piaueinse.

Minutos pela Vida (Sesapi) – Atendimento psicológico de segunda a sexta-feira, 8h às 18h – telefone: 08002802882.

Foto: Alef Leão/GP1Sesapi
Sesapi

Centro de Valorização à Vida (CVV)

Em Teresina, o Centro de Valorização à Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção de suicídio há 60 anos, atendendo as pessoas de forma voluntária e gratuita. Pessoas que necessitam de ajuda podem entrar em contato com o CVV, através do número 188. Além disso, o Centro disponibiliza o site, onde é possível ter acesso ao endereço de email e chat.

Foto: Helio Alef/GP1Prédio onde funciona o CVV
Prédio onde funciona o CVV

Unidades Básicas de Saúde / Unidades de Saúde da Família – Atuação nos bairros.

CAPS – Centros de Apoio Psicossocial – A população deve procurar a do seu bairro.

Ambulatório Provida

Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realiza atedimento na rua Álvaro Mendes, 1557, Centro. Com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento acontece por demanda espontânea como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida.

Foto: Divulgação/AscomNovo prédio do CMAM e Provida será entregue nesta terça
Novo prédio do CMAM e Provida será entregue nesta terça

Conecte Sus

Para reforçar o cuidado à saúde mental, no aplicativo Conecte SUS é possível buscar o estabelecimento com atendimento de saúde mental mais próximo de você.

Universidades e faculdades oferecem atendimento psicológico gratuito à população

Muitas universidades teresinenses contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos das universidades e faculdades de Psicologia.

Faculdade Estácio - (86) 4009-4319 / 4009-4307;

Faculdade Santo Agostinho - (86) 3234-5540;

Clínica Escola da Facid - 0800 771 5001;

UESPI - O Serviço, situado no Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), é gratuito e disponibiliza um atendimento especializado para acolher estudantes, servidores, técnicos e docentes da universidade. Para realizar o atendimento é preciso preencher um formulário de solicitação de atendimento. Atendimento exclusivo de estudantes matriculados na Uespi;

UFPI - O Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) é um serviço de Psicologia Escolar e Educacional direcionada à comunidade universitária com matrícula nos cursos de graduação, prioritariamente, selecionados por critérios socioeconômicos. Contato: [email protected];

Centro Integrado de Saúde - (86) 2106-0732.

Lei estadual

No estado do Piauí, a Lei 7.297/19 institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, enquanto o Projeto de Lei Federal nº 5062 de 2020 criou o Mês Nacional da Prevenção do Suicídio no Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.