Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio no Brasil. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, desde 2003, graças a uma iniciativa da Associação Internacional, respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Piauí, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) disponibilizou o serviço ‘Minutos Pela Vida’ que visa trabalhar a melhoria da saúde mental da população do estado. Os atendimentos estão disponíveis através do número de telefone 0800 280 2882, das 8h às 18h, e até o momento já ultrapassaram a marca de 1.000 atendimentos.
Quem precisa de ajuda e não sabe por onde começar pode ir direto até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será realizado o acolhimento e uma avaliação inicial, para direcionar o tratamento e, dependendo das necessidades de atendimento, encaminhamento para os demais pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Rede de Atendimento Psicossocial
As redes de apoio psicossocial são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em crise.
A Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí é composta por serviços de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Especializados, Residências Terapêuticas e em dispositivos hospitalares.
Serviços
O GP1 separou alguns serviços gratuitos de tratamento em saúde mental oferecidos na capital piaueinse.
Minutos pela Vida (Sesapi) – Atendimento psicológico de segunda a sexta-feira, 8h às 18h – telefone: 08002802882.
Centro de Valorização à Vida (CVV)
Em Teresina, o Centro de Valorização à Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção de suicídio há 60 anos, atendendo as pessoas de forma voluntária e gratuita. Pessoas que necessitam de ajuda podem entrar em contato com o CVV, através do número 188. Além disso, o Centro disponibiliza o site, onde é possível ter acesso ao endereço de email e chat.
Unidades Básicas de Saúde / Unidades de Saúde da Família – Atuação nos bairros.
CAPS – Centros de Apoio Psicossocial – A população deve procurar a do seu bairro.
Ambulatório Provida
Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realiza atedimento na rua Álvaro Mendes, 1557, Centro. Com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento acontece por demanda espontânea como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida.
Conecte Sus
Para reforçar o cuidado à saúde mental, no aplicativo Conecte SUS é possível buscar o estabelecimento com atendimento de saúde mental mais próximo de você.
Universidades e faculdades oferecem atendimento psicológico gratuito à população
Muitas universidades teresinenses contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos das universidades e faculdades de Psicologia.
Faculdade Estácio - (86) 4009-4319 / 4009-4307;
Faculdade Santo Agostinho - (86) 3234-5540;
Clínica Escola da Facid - 0800 771 5001;
UESPI - O Serviço, situado no Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), é gratuito e disponibiliza um atendimento especializado para acolher estudantes, servidores, técnicos e docentes da universidade. Para realizar o atendimento é preciso preencher um formulário de solicitação de atendimento. Atendimento exclusivo de estudantes matriculados na Uespi;
UFPI - O Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) é um serviço de Psicologia Escolar e Educacional direcionada à comunidade universitária com matrícula nos cursos de graduação, prioritariamente, selecionados por critérios socioeconômicos. Contato: [email protected];
Centro Integrado de Saúde - (86) 2106-0732.
Lei estadual
No estado do Piauí, a Lei 7.297/19 institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, enquanto o Projeto de Lei Federal nº 5062 de 2020 criou o Mês Nacional da Prevenção do Suicídio no Brasil.
Ver todos os comentários | 0 |