O governador Rafael Fonteles, em conjunto com o secretário Mauro Eduardo e o ministro Wellington Dias, entregou na manhã desta segunda-feira (11) sete veículos para instituições que atuam na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no estado do Piauí. A solenidade ocorreu em alusão ao Setembro Verde – mês de luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Ao todo, foram entregues 04 vans adaptadas (modelo Renault Master L2H2), no valor total de R$ 1.120.102,60, (um milhão, cento e vinte mil, cento e dois reais e sessenta centavos), além de 03 veículos (modelo Fiat Mobi), no valor total de R$ 209.520,00 (duzentos e nove mil e quinhentos e vinte reais), como parte dos projetos Mobilidade Sem Barreiras e Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Piauí, respectivamente.
Rafael Fonteles destacou que as políticas de inclusão social devem ser continuadas, independentemente do Governo. “São 7 veículos que estarão contribuindo para cada vez mais estabelecer a política de inclusão da pessoa com deficiência como uma política de Estado e não de um governo especifico apenas. A gente quer que isso continue ao longo dos próximos governos também”, enfatizou.
Apoio do Ministério do Desenvolvimento Social
O ministro Wellington Dias falou do apoio a projetos para pessoas com deficiência dentro do Viver sem Limite. "Me alegra bastante estar hoje aqui juntamente com governador Rafael, o secretário Mauro Eduardo e toda a equipe, os municípios, prefeitos, as entidades, conselhos. Estamos dando passos e aqui o governador prossegue estruturando o Piauí para que cada vez mais seja um dos estados mais preparado para essa área da pessoa com deficiência e da parte do ministério nós vamos seguir apoiando, nós temos dentro do novo Viver sem Limite uma organização melhor da rede de acolhimento e estamos trabalhando na perspectiva de garantir o apoio aos estados e municípios para assistência no domicílio, mas também garantir para quem é “abandonado”, declarou.
Transporte acessível
De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a ação visa a atender às necessidades das pessoas com deficiência e seus familiares, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social. “O objetivo é garantir que essas pessoas tenham um transporte acessível para se deslocarem até aos serviços básicos, como saúde, educação, reabilitação e lazer. Agora, com esses veículos, todos vão poder se locomover de forma segura e com acessibilidade”, afirmou.
O secretário Mauro Eduardo explicou a finalidade dos dois projetos agraciados com os veículos. “Nós temos o projeto de Mobilidade sem Barreiras que, como o nome já diz, é para eliminar as barreiras das pessoas com deficiência para que tenham acesso à educação, à saúde, ao lazer e sem o transporte essas pessoas não teriam acesso a tudo isso e temos o Fortalecimento dos Comudes para fazer com que os conselhos municipais estejam vigilantes e acompanhantes das políticas públicas para pessoas com deficiência dentro dos municípios”, explanou.
“Então, esses veículos acessíveis vão garantir que essas pessoas possam ter seus direitos básicos que estão garantidos em lei”, completou Mauro Eduardo.
Confira as instituições beneficiadas
Quatro vans
Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, de Teresina; Centro Especializado em Reabilitação (CER II), do município de São João do Piauí; Projeto Água e Cidadania e Ensino (Pace), do município de Curimatá e Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Castelo do Piauí.
Três veículos de passeio
Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Piauí, nos municípios de São João do Piauí, Picos e São Raimundo Nonato.
Ver todos os comentários | 0 |