O GP1 obteve, com exclusividade, acesso aos nomes dos 15 alvos da Operação S.O.S. DRACO-53, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) na terça-feira (08), que terminou com 18 pessoas presas, quatro delas envolvidas diretamente no ataque a uma equipe do SAMU, em Teresina.
A operação teve o objetivo de cumprir 15 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar, na região da Vila Dagmar Mazza, zona sul de Teresina, e também em São Luís, no Maranhão.
A ação finalizou com 14 mandados de prisão cumpridos e 4 prisões em flagrante, além de apreensões de armas, veículos e dinheiro.
Confira abaixo a relação dos alvos com mandado de prisão temporária:
Paulo Henrique Araújo de Moura, “Pompom” – envolvido no ataque;
Micherlan Oliveira dos Santos, “Boré” – envolvido no ataque;
Alison André de Moura Oliveira, “Careca” – envolvido no ataque;
Luís Fernando de Paiva, “Luiz” – envolvido no ataque;
João Victor Gomes Freitas, “Magnata”;
José Camelo de Moura Neto, “Netão”;
Francisco Isac Fontenele Noronha da Silva, “Isac Faladão”;
Fellype Ricardo dos Reis de Oliveira, “Parrudo”;
Alex André de Moura Oliveira, “Mole”;
José Mailton da Silva de Melo, “Playboy”;
Idelmar da Silva Sousa, “Nenga”;
Emanuel de Jesus Oliveira Sousa, “Marmoré”;
“Na raça”, “Sarna” e “Rangel” – os três integrantes do Bonde dos 40 que não foram identificados.
Prisões em flagrante
Um dos presos em flagrante, Raimundo Alécio Pereira Cândido, foi autuado por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Ele teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia, realizada nessa quarta-feira (09).
Nessa quinta-feira (10), a defesa de Raimundo ingressou com pedido de habeas corpus alegando que ele possui emprego lícito e formalizado há quase de 10 anos, onde trabalha como coletor de lixo domiciliar (gari), sendo o único provedor de uma família formada por ele, sua esposa e quatro filhos, sendo um autista.
Inquérito
A operação faz parte de investigação que apura a tentativa de homicídio contra Cícero Ferreira Lima Neto e os profissionais do SAMU, Laurimary Caminha Veloso e Anderson Marcos Santos Maranhão, crime ocorrido em 15 de julho de 2023, por volta das 19 horas, na zona sul de Teresina.
Durante as investigações foi apurado que o ataque foi praticado por integrantes da facção criminosa Bonde dos 40, “em ação orquestrada para ceifar a vida de Cícero Ferreira Lima Neto, o qual foi atingido por pelos menos quatro disparos de arma de fogo em razão do decreto de morte do tribunal do crime – célula criminosa do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza e região”.
Contudo, Cícero Lima Neto conseguiu escapar e, logo em seguida, obteve atendimento do SAMU. Por sua vez, os executores, inconformados, retornaram ao local do delito e efetuaram disparos de arma de fogo em direção à equipe de socorristas, tiros que atingiram a enfermeira intervencionista Laurimary Caminha Veloso e o motorista da ambulância Anderson Marcos Santos Maranhão.
Foi constatado ainda que Micherlan Oliveira dos Santos, o Boré, e Alison André de Moura Oliveira, o Careca, foram os autores dos tiros que atingiram os profissionais do SAMU; Luís Fernando de Paiva emprestou a motocicleta utilizada no crime e Paulo Henrique Araújo de Moura, o Pompom, foi o mandante da morte do desafeto Cícero, vítima que foi atendida pela equipe baleada.
Ver todos os comentários | 0 |