O governador Rafael Fonteles (PT) confirmou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai participar da inauguração da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Avenida Presidente Kennedy, bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina. A unidade hospitalar vai contar com 293 leitos e recebeu investimento de R$ 175 milhões do Governo do Piauí e da União.
Rafael disse que o presidente Lula não poderá comparecer a inauguração, mas além da ministra da Saúde, o ministro do Desenvolvimento Social, o senador Wellington Dias (T), vai comparecer ao evento.
"Recebi a confirmação que a ministra Nísia da Saúde virá a inauguração da nova maternidade, além do ministro Wellington Dias. O presidnete Lula não virá nesse momento, estamos aguardando uma nova data, mas mandará representante da saúde que é a ministra Nísia para inaugurar a maior maternidade pública do Norte e Nordeste do Brasil”, declarou o governador.
Mais informações
A nova Maternidade Dona Evangelina Rosa vai contar com 293 leitos e recebeu investimento de R$ 175 milhões do Governo do Piauí e da União. A maternidade vai funcionar em duas etapas: na primeira, logo após a inauguração, serão abertos os serviços de ambulatório e área administrativa. Na segunda, prevista para outubro, todos os demais serviços entrarão em operação e a maternidade atenderá a população com total capacidade.
A nova maternidade terá 174 leitos de enfermaria; 30 de UTI Neonatal; 30 de UTI Neo Intermediária; 15 leitos Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 6 leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Além disso, terá 6 salas de Centro Cirúrgico e 3 salas do Centro de Parto Normal, que começarão a funcionar em novembro.
A nova Evangelina Rosa vai contar com mais de 20 especialidades médicas, como obstetrícia, pediatria, neonatologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, terapia intensiva, oftalmologia, anestesiologia, citologia, genética, ginecologia, radiologia e ultrassonografia.
A unidade também vai oferecer a assistência nas áreas de enfermagem obstétrica e neonatal, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, biomedicina, farmácia, engenharia clínica e odontologia. As pacientes que forem reguladas para a maternidade terão acesso a todos esses serviços.
Ver todos os comentários | 0 |