O Projeto Superação recebeu na tarde desta nesta segunda-feira (10) novos uniformes de judô para as crianças matriculadas. O evento aconteceu no Centro Municipal de Ensino Infantil Helena Medeiros, no bairro São Joaquim. A ação tem como objetivo celebrar e reconhecer o esforço das crianças e daqueles que estão envolvidos no projeto.
O prefeito Dr. Pessoa ressaltou que o poder executivo vai intensificar as ações de fomento ao esporte, sobretudo na infância, considerando a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento das crianças. “Devo parabenizar a iniciativa da vereadora Elzuila, de cuidar das pessoas desde a infância. A prefeitura vai abraçar ainda mais ações dessa natureza a fim de contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual e humanístico”, declarou o chefe do executivo.
A vereadora Elzuila Calisto, responsável pela emenda parlamentar que tornou possível a realização da ação na CMEI Helena Medeiros, falou sobre a idealização do projeto e ressaltou a importância do esporte na vida das crianças e jovens.
“Eu já imaginava esse projeto em uma pré-campanha de vereadora, onde dizia que se fosse eleita iria fazer alguma coisa por essas crianças da zona norte, principalmente do Lagoas do Norte. Eu acredito no esporte, ele transforma vidas, assim com a cultura. A única forma dessas crianças obedecer é através do esporte. A forma de trazer para escola, busca evitar a evasão escolar e por acreditar que iremos transformar essas crianças em uma sala de aula ou até mesmo dentro de casa”, pontuou Elzuila Calisto.
O Projeto Superação é uma iniciativa da Associação de Judô Expedito Falcão, que tem a finalidade de promover a modalidade como uma ferramenta de educação para as crianças na faixa etária de 04 e 05 anos no Centro de Ensino Helena Medeiros.
“Quando você começa a trabalhar com crianças dessa idade o mais importante é mostrar que seu trabalho tem muitos frutos para serem lapidados. É fundamentar juntar a educação com o esporte. Toda criança tem que estar na escola, então o lugar mais interessante para colocar o esporte é lá. Então temos a felicidade de desde 2013 de ter o judô dentro das escolas, com a parceira da SEMEL. Fomos os percussores desse movimento de, levando um esporte de qualidade, responsabilidade, disciplina, respeito e cooperação. Esse momento de estar entregando 65 quimonos mostra que seu trabalho tem muito a ser valorizado e expandido dentro do nosso meio social. Então eu fico altamente feliz quando trabalho com crianças e jovens, pois são o futuro”, ressaltou Expedito Falcão.
O professor doutor Nouga Cardoso, Secretário Municipal de Educação, falou sobre a importância da prefeitura em envolver um projeto desse tamanho em comunidades da zona norte de Teresina.
“O esporte é um entretenimento para o aluno, entrando dentro das atividades lúdicas, trazendo prazer e fazendo vínculos. Embora nossas crianças tenham aula de recreação no percurso natural curricular, a inclusão do esporte sempre gera um estimulo maior, ajudando a criança a desenvolver uma vontade de estar na escola. Toda vez que a gente aproxima a criança da escola ela fica menos exposta a vulnerabilidades. Isso é uma política que funciona bem, seja nas periferias, centros ou zonas rurais. O querer praticar esporte é um atrativo a mais que as escolas tem de manter as crianças conectadas ao saber”, finalizou Nouga Cardoso.
Ver todos os comentários | 0 |