As equipes da Segurança Pública que atuarão no Piauí Pop se reuniram na noite desta quarta-feira (28), no Estádio Albertão, local do evento, para realizar uma inspeção e organizar o planejamento estratégico que envolve a segurança nos dias do festival, que vai acontecer entre 4 e 8 de julho.
A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina. O gerente de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Igor Alves, afirmou que o festival contará com um centro integrado para o registro de ocorrências e suporte a população.
“Por determinação do secretário de segurança Chico Lucas e do superintendente Matheus Zanatta, estaremos trazendo o Centro Integrado de Segurança Pública para o Piauí Pop, já é uma ordem do secretário que nós estejamos dando apoio operacional em todos os eventos do estado. No centro integrado teremos apoio da PM, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Caso aconteça alguma ocorrência, a vítima pode se direcionar ao centro integradi para registrar boletim de ocorrência e de pronto terá uma equipe para fazer o local da ocorrência", comentou o policial Igor Alves.
Trânsito
O coronel Lucena, do Comando de Patrulhamento Metropolitano da PM, destacou que as forças de segurança estão focadas em garantir a circulação do público na chegada e saída do evento. Estarão presentes várias unidades de policiamento, como equipes do Motopatrulhamento, da Cavalaria da PM e do Batalhão de Policiamento Aéreo, através do helicóptero.
“A parte de trânsito vai ser crucial, toda essa estrutura estará voltada para garantir a circulação das pessoas, para aqueles que decidirem ir de carro possam deixar os carros em segurança, para aqueles que vierem de aplicativo, que todos possam adentrar ao evento, se divertir e retornar tranquilamente. A PM está trabalhando com a proximidade com a população, para que haja esse sentimento de que a PM está ao lado. Para que aquelas pessoas que porventura pensem em fazer algum tipo de crime, não haverá espaço para que isso aconteça. No total deve chegar a 300 policiais, mas eu digo que haverá policiais do começo ao final do evento”, disse o coronel Lucena.
O major Ocimar, comandante do Batalhão de Trânsito da PM, comentou que para melhorar a trafegabilidade na região, o trecho que compreende as avenidas Gil Martins e Barão de Castelo Branco estarão interditadas.
“Desde a primeira reunião que foi realizada no comando geral, o batalhão de transito, que será responsável pela chegada daqueles que irão participar do evento, juntamente com a Strans, tem feito a organização. Esse planejamento visa aumentar a segurança daqueles que estarão estacionando no entorno. Nosso plano é que os veículos possam trafegar com fluidez e garantir o acesso e trânsito no entorno, principalmente para o HUT, que é de extrema importância na região. O planejamento será realizado, serão isoladas a Gil Martins com a Barão de Castelo Branco. A orientação é que se puderem, utilizem transporte compartilhado, e se beber não dirija. Nós teremos viaturas do batalhão de transito, como do efetivo que estará distribuído em pontos estratégicos", ressaltou o comandante.
Guarda Municipal
O comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, André Viana, afirmou que mais de 60 guardas estarão empregados em dar apoio as outras forças de segurança no entorno do evento. “A GCM ficará no entorno do Estádio Albertão, dando suporte as demais forças de segurança. Serão mais de 60 guardas municipais empregados no decorrer de todos os dias de evento e a gente espera que a contribuição da guarda possa gerar tranquilidade à população que vai participar desse grandioso evento na nossa capital”, finalizou André Viana.
Ver todos os comentários | 0 |