As Olímpiadas das Escolas Particulares seguem a todo vapor, organizada pelo Sindicato das Instituições de Ensino Privado do Piauí (SINEPE-PI), a modalidade que ganhou destaque na manhã deste sábado (27) foi o Karatê, dentro do Ginásio Sarah Menezes. As olímpiadas contam com mais de 1.000 atletas participando em diversas categorias esportivas, e dentro da modalidade do karatê o evento contou com uma média de 43 alunos participando.
Apesar de ser um esporte conhecido mundialmente, este ano foi a primeira vez que ele marcou presença dentro das olímpiadas, contando com a presença de jovens alunos, no sub-06, até os alunos mais velhos na categoria sub-17. Ao GP1 Esporte, a coordenadora geral do evento, Flávia Soares, ressaltou a importância da presença do esporte para incentivar os alunos a praticarem e para as escolas aderirem a modalidade.
“Isso - a presença do Karatê nas olímpiadas - incentiva que outras pessoas pratiquem a modalidade, e incentiva não só aqueles que já praticam, mas também aqueles que estão assistindo, o público em geral, que não tinha conhecimento do karatê, como muitas pessoas as vezes não conhecem, veem assistir e acabam incentivando um ao outro. Chegam na escola e falam “eu prático karatê”, mas não tem a modalidade na escola, tem em um clube. Então vai passando de um para outro atleta e acaba que chega na escola,”, pontuou a coordenadora.
Presença do karatê na competição ajuda a incentivar novos atletas
As olímpiadas ajudam a incentivar e fomentar o karatê no estado do Piauí, auxiliando na formação de novos atletas e a competirem em diferentes competições, como é o caso de Ana Laura, medalha de bronze no Sul-Americano de karatê. José Soares, presidente da federação piauiense de karatê, contou que a atleta mirim começou a sua caminhada nestes jogos escolares.
"Nós temos atletas que participaram e começaram nesses jogos escolares, é o exemplo da nossa atleta da seleção brasileira, a Laura que está participando dessas Olimpíadas. Ela iniciou no ano de 2021 nas Olimpíadas estaduais e classificou e nisso criou nela uma vontade buscar lugares cada vez mais altos. Eventos cada vez mais importantes e hoje ela é titular da Seleção Brasileira. Ela ficou em terceiro no Sul-Americano e está no Pan Americano em agosto no Chile", declarou.
Apesar de ter apenas 13 anos, Ana Laura já mostrou a que veio dentro do karatê, a jovem competiu o Sul-Americano, saindo com medalha de bronze, e agora se prepara para representar o Piauí e o Brasil no Pan-Americano, que acontece no Chile. Ao GP1 Esporte, a jovem atleta falou sobre a sua caminha e próximos passos dentro do esporte.
"Eu comecei há alguns anos no karatê, mas eu não imaginava que ia conseguir conquistar tudo que conquistei. Eu continuo focada e treino bastante para que no futuro eu possa realizar meu sonho de mundial, campeão pan-americano. Eu vou competir hoje também na categoria sub-14”, contou Ana Laura.
Segundo informou José Soares, esta etapa do karatê disputada no SINEPE-PI já classifica as escolas afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares para a etapa nacional, que é disputada de forma única.
Ver todos os comentários | 0 |