A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) realizou, na manhã deste sábado (29), a corrida solidária, evento que fechou a Campanha Preciso Viver de 2023, ocorrida durante todo o mês de abril. O evento aconteceu na Avenida Raul Lopes, com um percurso de 4 km, com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com a saúde mental do paciente oncológico, além de promover a conscientização da importância da construção de uma rede de apoio para esses pacientes.
Ao todo, a corrida solidária contou com a presença de 200 participantes, preenchendo todas as inscrições. A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, conversou com o GP1 Esporte e ressaltou a importância da corrida como forma de alertar a população sobre os cuidados com a saúde, bem como a prática de atividade física no auxílio desses cuidados.
“A campanha visa alertar a população em geral para promover o diagnóstico precoce do câncer. A corrida teve seu foco voltado para a saúde mental dos pacientes oncológicos, e a atividade física está muito ligada ao fortalecimento do mental das pessoas. Com isso, resolvemos fechar o mês da campanha realizando essa corrida simbólica. Sabemos que em Teresina as pessoas gostam muito de correr, então sabíamos que haveria adesão”, afirmou a presidente.
Além de trazer um foco para os cuidados com a saúde mental dos pacientes, a corrida solidária também abordou o tema de prevenção à saúde mental dos cuidadores, que acabam sendo afetados psicologicamente ao enfrentar essa batalha junto aos seus parentes. Ao GP1 Esporte, a voluntária do RFCC-PI, Leonora Campelo, pontuou sobre o tema.
“É necessário chamar a atenção para este tema, porque temos que ter cuidado tanto com o paciente oncológico como com o cuidador, pois isso faz a diferença na vida deles. Precisamos cuidar do corpo e da mente, da cabeça”, ressaltou Leonora.
A corrida solidária, além de promover o combate ao câncer, trouxe a oportunidade para os atletas praticarem o esporte. Uma delas foi Paloma Vieira, que compareceu ao evento para praticar a corrida e dar apoio à causa abordada pela RFCC-PI. “Eu pratico corrida há oito meses, esta é a minha quinta corrida, fiquei sabendo através de um amigo, e todos os eventos desse tipo eu participo. Esse tema de cuidado com a saúde mental também é importante para os atletas, porque sempre temos que estar com a mente centrada”, relatou a atleta.
O percurso da corrida solidária iniciou-se na Avenida Raul Lopes, em frente ao restaurante Velho Jack. De lá, os atletas percorreram 4 km, dando a volta no balão do Shopping Riverside e retornando para a Ponte Estaiada, onde cruzaram a linha de chegada e receberam suas medalhas. Além disso, os mais rápidos na categoria feminina e masculina receberam kits com produtos fitness.
Ver todos os comentários | 0 |