Na noite da última quarta-feira (29), um filhote de peixe-boi foi recebido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) após encalhar pela quinta ve na Praia da Travosa, nos Lençóis Maranhenses. Diante da situação, moradores da região que acionaram o Instituto para solucionar o caso. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), tem dado o suporte técnico necessário e acompanhado o caso junto ao ICMBio.
Atualmente, o peixe-boi encontra-se na base do Peixe-Boi Marinho do ICMBio, em Cajueiro da Praia, na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA). Segundo o diretor da APA, Adriano Ricardo, o local oferece toda a estrutura e cuidados necessários para a estabilização e fortalecimento do filhote. “Filhotes, que se encalham, geralmente, se perderam da mãe e não possuem capacidade de viver sozinhos”, explicou.
Desde então, o peixe tem sido acompanhado durante todo o dia pelos profissionais. Por ser filhote, caso seja necessário o deslocamento para outro centro especializado, em Pernambuco, a SEMARH viabilizará o transporte adequado, garantindo segurança para a manutenção da saúde do animal e sua sobrevivência.
"A SEMARH acompanha com atenção e presteza o resgate, atuando em parceria com os demais órgãos envolvidos, voluntários e a sociedade civil em geral”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. “Já colocamos à disposição uma aeronave, caso tenha a necessidade de deslocamento para outro local. Outros itens, como aparelhamento e equipamentos para a proteção do animal já estão sendo disponibilizados pela SEMARH", completou.
Ver todos os comentários | 0 |