A solenidade de abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares, edição 2023, foi realizada na manhã deste sábado (15) no ginásio de esportes do Centro Universitário Uninovafapi, zona leste de Teresina (PI). A competição contará com dezesseis modalidades durante os dias de olimpíadas.
O evento é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI) e pela Federação de Esportes Estudantis (FEEPI-PI). Neste ano, a Olimpíada contará com a participação de 33 escolas, um número superior ao do ano passado.
O GP1 conversou com o presidente do SINEPE, Leonardo Ayrton, que ressaltou a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. De acordo com ele, a disciplina que o esporte carrega ajuda, inclusive, no convívio familiar.
“As Olimpíadas que estão iniciando hoje com a abertura. Elas são de suma importância para a integração dessas crianças e adolescentes na vida esportiva. Ajuda na integração da família com a escola. A abertura hoje é um sucesso, são mais de 30 escolas participando, mais do que no ano passado. Estamos vendo no ginásio um sucesso total de público entre as várias escolas participantes", comemorou Leonardo Ayrton.
Representando a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o segundo vice-presidente da entidade, Francisco Braz, afirmou que as Olimpíadas se consolidam a cada ano. Ele ressaltou a importância da parceria firmada com o SINEPE e a FEEPI, para os bons resultados do evento.
“Os Jogos Escolares do Piauí já vêm se consolidando a cada ano. Ano passado, essa parceria entre FEEPI e SINEPE foi muito boa. Em 2022, nós tivemos 22 escolas, este ano aumentou para 33. Isso mostra que os alunos estão cobrando seus diretores, donos de escolas a participação nos jogos. Isso para nós, enquanto organizadores, quanto à CBDE, é muito importante”, ponderou Braz.
Francisco Braz revelou as modalidades que foram inseridas na Olimpíada Escolar deste ano e, dentre elas, estão o Jiu-jitsu e o Beach tênis. “O Jiu-Jitsu, que não tinha ano passado, é uma novidade para este ano, além das modalidades tradicionais como quadra, tênis de mesa, natação e judô. Essas modalidades têm mostrado bons resultados nas competições nacionais e internacionais. O Beach tênis era uma cobrança grande dos próprios alunos e é uma modalidade que vem crescendo muito, não só na escola como de forma geral. Temos certeza de que será também uma grande competição”, projetou o segundo vice-presidente da CBDE.
Formação de cidadãos
“A gente acredita que a base começa na escola, esporte começa na escola, tanto que o lema da CBDE é: “O Esporte Começa Aqui”. A gente acredita muito nessa ferramenta de inclusão. Ferramenta de formação integral do cidadão”, completou Braz.
O pai de um dos alunos, Tales Ramiro, reforçou a importância do esporte para formação de cidadãos e cidadãs. “O esporte além de lição de vida e disciplina, ele também serve como atividade física que é importante para todo mundo. Isso deve ser estimulado pelos pais para que as crianças adotem um estilo de vida mais saudável. Além da confraternização e formar laços, esse evento das escolas, [e importante para a competitividade para criança entender que o esporte é uma forma saudável de competir”, avaliou Tales.
Ver todos os comentários | 0 |