Nesta quinta-feira (02), a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) afirmou que foram realizados 178 atendimentos no primeiro bimestre de 2023, nas localidades em que as chuvas foram mais fortes e onde há risco de acidentes ou desastres naturais em Teresina. Somente no mês de fevereiro foram atendidas 81 ocorrências, incluindo 39 vistorias preventivas.
Segundo o levantamento feito pela Defesa Civil, as ocorrências estão concentradas em bairros da zona Sul, principalmente na Vila Irmã Dulce, Vila da Paz, situada no bairro Três Andares, e no Planalto Bela Vista. Já na zona Norte, os atendimentos ocorreram no Residencial Lindalma Soares. Na zona Sudeste, foram atendidas ocorrências no Pedro Balzi, e na zona Leste, no Bairro Satélite e no Porto do Centro.
“A Vila da Paz, localizada no bairro Três Andares, requer uma atenção, pois é uma região com muitas encostas de terras, o que pode provocar desabamento e deslizamento. Em casos de chuvas fortes, é necessário que os moradores deixem imediatamente suas casas, pois aumentam os riscos de deslizamentos de terra”, alertou o secretário da Defesa Civil de Teresina, Carlos Ribeiro.
O secretário orientou ainda as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, que busquem ajuda inicial de familiares que possam acomodá-los, e acionem a Defesa Civil para fazer avaliação da situação através do número 199. A Defesa Civil pode ser acionada através de ligação gratuita para o número 199 ou (86) 3223-7366.
Comitê emergencial
O Comitê Emergencial está funcionando desde de novembro de 2022 para prestar assistência às vítimas atingidas durante o período de chuvas e monitorar as 56 áreas de riscos de Teresina.
Ver todos os comentários | 0 |