Uma jiboia de 1 metro e 20 centímetros foi capturada pela Guarda Civil de José de Freitas, na noite dessa quinta-feira (16). A ocorrência foi registrada próxima a residências na rua Mestre Joaquim Mariquinha, bairro Ipiranga. Após a captura, o animal foi devolvido a seu habitat natural em uma região de mata, longe da cidade.
De acordo com o Guarda Municipal Henrique, o aumento de animais selvagens em áreas urbanas nessa época é bastante comum. A serpente capturada, popularmente conhecida como jiboia, é relativamente inofensiva, pois para matar suas presas, utiliza da sua forte musculatura, e não de veneno.
“Um dos motivos que justificam o aumento dessas aparições dessa espécie de animal nas residências e nas áreas urbanas é a elevação das águas por conta do período chuvoso, que deixa a cidade muito encharcada”, alerta Henrique.
Os meses de janeiro e abril são períodos de reprodução desses répteis. Por isso, é comum encontrar serpentes, principalmente filhotes. O período chuvoso também resulta no aumento das principais presas das cobras, como sapos e ratos.
“O ser humano tem que aprender a conviver com esses animais, porque, na prática, nós é que estamos invadindo o ambiente deles, e as serpentes são importantes para o equilíbrio do ecossistema. Então, se alguém se deparar com um animal selvagem, o importante é não estressar ou maltratar o mesmo”, finaliza.
Ver todos os comentários | 0 |