A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul) realizou nesta quarta-feira (8), uma reunião de alinhamento técnico sobre a reforma do Mercado Público do Parque Piauí. O encontro teve a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (SEMEST), além da equipe da Gerência de Obras e Serviços (GOS).
A reunião ocorreu para solicitar o apoio das secretarias no levantamento, catalogação e pesquisa social para atualização e adaptação do projeto de reforma do mercado, firmando o trabalho integrado na administração de Teresina. Conforme informações da equipe de arquitetos e engenheiros da Saad Sul, a atualização do projeto é necessária para dar melhor adaptação do planejamento antes de enviar o pedido de licitação para a Prefeitura Municipal de Teresina.
A reforma do mercado é um projeto de prioridade para a capital, visando melhorar o funcionamento do local para consumidores e comerciantes. As gerências discutiram sobre melhor aproveitamento do amplo espaço, a regularização dos proprietários, reforma da praça de alimentação, banheiros e vestiários, além da reavaliação do fluxo de automóveis e transportes públicos nas ruas adjacentes.
O momento atual é de alinhamento do projeto arquitetônico que estuda a conciliação com os comerciantes, o levantamento, estudo social e o estudo de trânsito, que deve ser realizado através da STRANS, visando diminuir o impacto gerado pela movimentação das obras. Ademais, a base do projeto visa uma ideia sustentável e econômica, trabalhando com a possibilidade de energia solar, reuso de águas pluviais, áreas verdes e hortas coletivas.
O superintendente, Juca Alves, explica sobre o papel das secretarias. “Já iniciamos há alguns meses as conversações em relação à grande reforma no Mercado Público do Parque Piauí. Para execução da obra, iremos precisar da ajuda das demais secretarias da prefeitura que é o caso da Semest e Semdec”, pontuou.
Ademais, o superintendente explica que a Semest irá iniciar uma pesquisa com a população de permissionários do mercado para avaliar a demanda dos comerciantes. Além disso, a Semdec irá catalogar as feiras que ficam no entorno do mercado, conhecidas como “Feiras Livres”, buscando agregar junto ao mercado, trazendo melhorias para o ambiente de trabalho destas pessoas.
Ver todos os comentários | 0 |